Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Presta atenção no consumo senão enferruja

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

18/03/2021 11h00Atualizado há 3 anos
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

Hei, hoje o assunto é sobre antioxidantes... mas nutri me conta., o que realmente isso quer dizer?

Os antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres que são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular.

O cotidiano nos apresenta esta exposição de radicais livres ao organismo todos os dias, estamos em contato costumeiramente com poluentes, gorduras saturadas, refrigerantes, enlatados, ultra processados, açúcares, álcool, tabagismo, estresse e entre outros. Mas estudos revelam que podemos sim ter respostas satisfatórias quando decidimos ter uma vida equilibrada.

Como aliados da nossa saúde e benefícios das células, os antioxidantes naturais cuidam do nosso organismo da ação dos radicais livres. Trago alguns dos principais antioxidantes, como agem e onde podemos encontrá-lo:

Betacaroteno: atua no sistema imunológico no combate ao câncer.  São pigmentos amarelo-alaranjados encontrados em frutas e vegetais, como por exemplo, cenoura, rúcula, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata-doce e damasco.

Licopeno: é o carotenóide predominante no plasma e nos tecidos humanos, sendo encontrado em um número limitado de alimentos de cor vermelha. É um potente antioxidante, capaz de proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer de pâncreas, além de forte preventivo no câncer de próstata. Podemos encontrar em tomates, melancia, mamão, a goiaba vermelha, a pitanga.

Vitamina C ou ácido ascórbico: é muito importante para o nosso organismo e está relacionada à diminuição ou neutralização dos efeitos dos radicais livres, é uma vitamina hidrossolúvel que, além de suas funções antioxidantes, desempenha um papel importante na função imune e melhora a absorção de ferro. Segundo alguns estudos, juntamente com outras vitaminas, pode inibir o crescimento do vírus da Aids, além de diminuir a oxidação do colesterol LDL. As indicações mais eficientes seriam 

• Brócolis - 122 mg;

• Couve - 108 mg se estiver crua e 46mg se estiver cozida;

• Pimentão amarelo - 127 mg;

• Caju - 200 mg;

• Goiaba - 228 mg;

• Mamão - 61 mg;

• Manga - 43 mg;

• Acerola - 1.800 mg;

Vitamina E:  é importante no retardo do envelhecimento e até mesmo na prevenção de doenças sérias, como câncer, problemas cardiovasculares, diabetes, catarata e Parkinson. Esta vitamina é a protetora das artérias. Suas principais fontes são: semente de girassol, amendoim, amêndoas e nozes, óleos de milho e soja, gérmen de trigo, azeite de oliva, vegetais de folhas verdes, fígado, gema de ovo e cereais integrais.

Além da ingestão dessas substâncias, o manejo do estresse também contribui muito para um bom desempenho e uma boa absorção desses nutrientes. Uma alimentação harmoniosa também contribui muito, evitando carboidratos refinados e uso de alimentos ultra processados, álcool e fumo. Tratar bem o seu intestino, pois ele é seu segundo cérebro, vai te ajudar a não oxidar tanto e desinflamar. A prática de atividade física é um aliado bem importante na atenuação do estresse, evitando uma vida sedentária. Uma boa noite de sono, além do consumo adequado de água e um balanço energético favorável para cada indivíduo são aliados nessa “luta” por uma vida mais saudável.

Assim, cada etapa sendo respeitada com a inclusão e exclusão de itens avaliados acima, conseguimos creditar mais dias à nossa conta.

Por hoje é só.

Cuide-se.

Ame-se.

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121  / 3288-3187

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

 

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários