Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Estética e longevidade feminina

Por Joseane Lermen

24/03/2023 10h29
Por: Redação
Fonte: Joseane Lermen
Joseane Lermen (Foto: Divulgação)
Joseane Lermen (Foto: Divulgação)

A aparência pode impactar diretamente o emocional e o psicológico das pessoas. Cerca de 41% das pessoas que nunca investiram em procedimentos estéticos disseram que fariam ou teriam vontade de fazer. Estes dados chamam a atenção pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o envelhecimento da pele. E isso, está mais presente no grupo feminino.

A saúde da mulher requer atenção e a nutrição está relacionada a prevenção e auxilio ao tratamento de algumas patologias que acarretam às mulheres.

Ter uma boa alimentação desde o início da vida é fundamental para o desenvolvimento do organismo da mulher. Cada fase da vida, desde a infância, até a fase adulta, gestante ou idosa requer cuidados específicos da nutrição para cada ciclo. A diminuição da produção de colágeno, contudo, começa muita antes, a partir dos 20 anos de idade.

O amadurecimento é normal e as principais mudanças ocorrem no período da menopausa, por conta da diminuição dos hormônios estrógenos e progesterona. Isso gera aumento da flacidez, perda da elasticidade e tônus da pele. O resultado é uma pele mais fina, frágil, flácida e com rugas. As mulheres que manifestaram sintomas provocados pelo climatério apresentaram uma queda na qualidade de vida relacionada à saúde, bem como maiores prejuízos sobre a depressão, ansiedade, problemas nas articulações e a produtividade no ambiente de trabalho. 

Dietas bem elaboradas e com valor nutricional adequado possibilitam aumento da performance mental e física, também retardam o envelhecimento e favorecem o equilíbrio do sistema imunológico. E através de procedimentos preventivos como os estimuladores de colágeno com ácido hialurônico melhorando o contorno facial e a firmeza da pele. E também, o uso de protetor solar diariamente é o maior aliado no processo de envelhecimento saudável.

Assim, a prevenção e o tratamento de agravos de saúde comuns nas mulheres demandam ajustes alimentares que se compatibilizam com as necessidades nutricionais. É evidente a necessidade de uma mudança no estilo de vida cotidiano da mulher. Afinal, é através de mudanças que se torna possível a conquista do equilíbrio hormonal e de uma longevidade mais saudável. Algumas atitudes no cotidiano feminino podem contribuir é manter uma qualidade do sono, praticar atividade física, gerenciar estresse, evitar alimentos com muito açúcares e carboidratos, manter uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes, consumir probióticos, fazer reposição hormonal com suplementação.

No entanto, alguns alimentos auxiliam na longevidade como:

√ Cúrcuma: possui grandes potenciais terapêuticos e preventivos, melhora a memória, o humor, possui efeitos anti-inflamatório e antioxidante.

Crucíferas: encontrado no brócolis, couve-de-bruxelas, agrião, repolho e couve-flor possuem um potencial excelente de proteção do DNA. Auxiliam no tratamento de diabetes tipo 2 através do auxílio no controle dos níveis de glicose no organismo.

Licopeno: substância antioxidante presente em vegetais e frutas de cor avermelhada: tomate, melancia, goiaba e mamão.

Aveia: fonte de fibras. Regula os níveis de açúcar no sangue, auxilia na perda de peso e reduz o colesterol e a pressão sanguínea.

Azeite de oliva extra virgem: É fonte de antioxidantes, que agem no combate ao envelhecimento das células, previne o aparecimento de doenças degenerativas, colaboram com o sistema cardiovascular, que atuam no combate de radicais livres.

√  Oleaginosas: as nozes, castanhas, avelã e amêndoas são ricas em gorduras insaturadas e substâncias antioxidantes. Reduzem inflamações, previne infartos e derrames e reduz o colesterol e triglicerídeos.

Soja: fonte natural de isoflavonas, que atua diminuindo os sintomas da menopausa, TPM, protege contra doenças cardiovasculares, previne a osteoporose, controla a glicemia e muito mais.

Linhaça: rica em ômega 3, lignina e fibras, os quais protegem a pele, auxiliam no tratamento de doenças degenerativas e contribuem na prevenção ao câncer.

√ Alho: rico em alicina, que tem função hipotensora e ajuda a melhorar a pressão arterial.

√ Suco de uva: possui altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol). Aumenta a memória, previne infecções urinárias e melhora o sistema imunológico.

√ Cacau: tem efeito antioxidante, que ajudam a inibir a ação dos radicais livres, defendendo o organismo de algumas doenças e também podem atuar protegendo contra doenças cardiovasculares.

Segundo relato de diversas mulheres as mudanças são sutis e harmônicas graças ao a aplicações de ácido hialurônico (encontrados no colágeno) e a uma dieta equilibrada. Elas consideram estes procedimentos como parceiros do envelhecer saudável, deixando a pele mais bonita e saudável mostrando que podemos estar ótimas em todas as fases da vida. No entanto, o grande aliado da beleza e da longevidade é o cuidado com a saúde.

Joseane Lermen

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva

Empreendedora / Marketing de Relacionamento

Instragram: @nutrijoseanelermen

Contato: (47)99937-6054 ou (45)92001-6684

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários