Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Dê o seu Melhor

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

11/03/2024 17h10Atualizado há 2 meses
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

Excepcional vida a todos

Nas minhas abordagens diárias com os pacientes, trago a boa nova do comer com atenção plena, também conhecido como mindful eating, é uma prática que envolve prestar total atenção aos alimentos que você está consumindo. Isso significa estar presente no momento, sem distrações, e focar em cada mordida, saboreando e apreciando a comida. A atenção plena pode ajudar a melhorar a relação com a comida, promover uma alimentação mais saudável e consciente, e até mesmo auxiliar no controle do peso.

É uma abordagem que valoriza a qualidade da experiência de comer, em vez de apenas a quantidade de alimentos consumidos. Experimente praticar o comer com atenção plena em sua próxima refeição e observe os benefícios que pode trazer para sua saúde e bem-estar.

1. Atenção plena: Durante as refeições, concentre-se no momento presente e esteja totalmente presente no ato de comer, sem distrações como televisão, celular ou computador.

2. Consciência dos alimentos: Observe a textura, cor, aroma e sabor dos alimentos que você está consumindo, apreciando cada mordida e valorizando os nutrientes que estão fornecendo ao seu corpo.

3. Mastigação consciente: Mastigue os alimentos lentamente, saboreando cada pedaço e permitindo que seu corpo processe adequadamente os alimentos para uma melhor digestão.

4. Reconhecimento dos sinais de fome e saciedade: Esteja atento aos sinais que o seu corpo envia sobre a fome e à saciedade, evitando comer em excesso ou por impulso.

5. Respeito às preferências alimentares: Permita-se escolher alimentos que lhe tragam prazer e satisfação, sem julgamentos ou restrições excessivas.

6. Conexão corpo-mente: Esteja consciente das emoções, pensamentos e sensações físicas que surgem durante as refeições, reconhecendo a relação entre o seu estado emocional e a alimentação.

Dado os fatos de comer com atenção plena podemos unir todas as informações e melhorar a performance, aqui estão algumas dicas para ajudar a garantir que sua alimentação esteja em harmonia com um estilo de vida saudável:

• Priorize alimentos naturais e integrais: Opte por alimentos não processados e ricos em nutrientes, como frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

• Equilibre sua dieta: Certifique-se de incluir uma variedade de alimentos em suas refeições para obter todos os nutrientes essenciais de que seu corpo precisa.

• Controle as porções: Mantenha o controle das porções para evitar excessos e manter um peso saudável.

• Beba bastante água: Hidrate-se adequadamente ao longo do dia, preferindo água como principal fonte de hidratação.

• Pratique a moderação: Permita-se desfrutar de alimentos menos saudáveis de vez em quando, mas com moderação.

• Faça refeições regulares: Estabeleça horários regulares para as refeições e evite pular refeições para manter a energia e o metabolismo funcionando adequadamente.

• Esteja atento aos sinais de fome e saciedade: Aprenda a reconhecer os sinais de fome e saciedade do seu corpo e coma de acordo com esses sinais.

Preste atenção aos sinais, cada pequena mudança, cada passo dado, somam 1% a cada dia, e nessa trajetória vai se construindo grandes mudanças. Em micros resultados chegamos ao esperado.  “A DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO ESTÁ NA DOSE”, Esta frase, pronunciada pelo médico e físico suíço-alemão Paracelso, no século XVI, aplica-se a muitas situações em nossas vidas. Serve para o banho de sol, para o chocolate, o salgadinho, a cerveja e a costela gorda. Fé na dose certa nos conforta, mas em excesso, acomoda. O medo nos protege, mas se for demais, nos acovarda. Onde está o traçado que separa a teimosia da persistência?

Contudo, use sua ciência após este texto e aplique a grande valia da coragem para melhorar a cada dia. É tudo sobre você. Tudo é sobre a sua capacidade de mudar. Não acordamos com plateia, ninguém nos aplaude, a escolha de mudar e ser feliz está nas tuas mãos.

Ame-se

Cuide-se

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121 / 

Telegram: https://t.me/taianabrnutri 

Instagram: taianabratfisch.nutri 

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com 

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários