Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Chega aqui Mulher, o papo agora é sobre Sororidade

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

29/10/2020 11h00
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

Excepcional Dia! Esse termo relativamente novo surgiu para nomear o sentimento de solidariedade e empatia entre meninas e mulheres. Mas aff, Nutri... essa novela de feminismo nessa época do ano só porque estamos no Outubro Rosa???

“Pera” lá! Estou falando da palavra “sororidade”, que ainda causa certa estranheza para os que a escutam pela primeira vez, mas se torna cada vez mais presente no dia a dia de quem acompanha o movimento feminista. A semelhança com "solidariedade" não está só na gramática. De fato, uma coisa está ligada à outra. O termo Sororidade, com essa sonoridade peculiar, refere-se à união de apoio (propriamente dito e não a união que se refere à matrimônio) entre as mulheres e a solidariedade, claro, entra nessa conta.

Relativamente recente na língua portuguesa, o termo é como uma versão feminina da palavra fraternidade. A palavra soror, originária do latim, se refere a irmã, enquanto “frater” se refere a irmão. Podemos buscar uma definição única para sororidade, mas, na prática, o termo pode ter uma dimensão diferente para cada menina e cada mulher.

Trouxe essa informação a respeito dessa nomenclatura, neste mês alusivo ao cuidado da mulher em relação ao ato de se tocar prevenindo o câncer de mama, pois este é um movimento que a cada ano ganha mais força entre as mulheres, praticando sororidade, sentimento esse que une as mulheres em uma rede de solidariedade, empatia e companheirismo à outra, traçando o apoio, e estendo atenção aquelas que já estão entre as estatísticas.

Para realçar ainda mais nossa feminilidade e nosso apoio à outra sem restrições e competições, é justo que nesta coluna tenha este espaço reservado para este assunto...

A mágica de ser um “ser impecável” nessa selva de pedras cheia de responsabilidades, direitos desiguais, salários desproporcionais, e ainda conseguirmos encarar com muito mais força os desafios, é o sentimento que une as mulheres em uma rede de solidariedade, empatia e companheirismo. A sororidade é reconhecer em outra mulher, mesmo que seja uma pessoa desconhecida, as dores e as barreiras que todas nós enfrentamos em uma sociedade machista. Quando você toma conhecimento do seu gênero e como ele se posiciona na nossa sociedade patriarcal, você acaba criando um laço quase automático com as outras mulheres porque, em diferentes níveis, a gente passa por diversas barreiras criadas pelo machismo.

A sororidade vai contra a ideia de que existe uma rivalidade intrínseca entre as mulheres, ideia que acaba sendo um instrumento usado pelo machismo para dividir as mulheres. Para ilustrar esse termo e este sentimento, é como aquela sensação de quando você está um transporte público e vê uma mulher passando por uma situação de assédio. Isso é o que não deixa você se calar em relação ao que está sendo presenciado, pois aquela situação é algo que toca e mexe com seus sentimentos e isso te fere. Sororidade é, portanto, aquilo que não deixa uma mulher se omitir em casos como esse, mesmo que ela não seja a vítima direta ou não tenha uma relação próxima com ela.

Então tá explicado! Meu recadinho hoje é sobre você se reconhecer no outro, e ter verdadeiros sentimentos de empatia, solidariedade e respeito. Mas o principal, antes de externar tudo isso, é que tenha apreço por você, cuide inicialmente de você. Tenha um “autocuidado” na hora de alimentar-se (no sentido de reservar aquele momento para você) e desenvolva uma consciência alimentar; coma com atenção plena, mastigue bem os alimentos, saboreie e sinta a textura os cheiros e delicie-se.

Não beba líquidos durante as principais refeições, o indicado é 30 minutos antes e 30 minutos após cada refeição. Se organizar o tempo em sua vida e acrescentar minutos extras para cuidar da sua alimentação e manter um equilíbrio, com toda certeza você estará apto(a) para dar ao outro(a) tudo de que você está repleto(a)...e sim, seja eternamente saudável!

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários