Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

O papel do Arquiteto e Urbanista na sociedade

Por Michelle Schwanke

09/11/2021 13h23Atualizado há 2 anos
Por: Redação
Fonte: Michelle Schwanke
Michelle Schwanke
Michelle Schwanke

O arquiteto tem um papel fundamental na sociedade, tanto na parte física quanto na parte espiritual e de bem estar, porque além de realizar os sonhos almejados por seus clientes, através de um complexo trabalho de coleta de dados, reuniões para identificar os desejos e necessidades, ele vai muito além, tanto no Projeto, como em uma simples assessoria ou uma hora técnica profissional.

Eu sempre contemplo uma avaliação em 3 bases:

1- Condicionantes do espaço a ser realizado o projeto ou assessoria;

2- Dificuldades que existem para realizar o Projeto;

3- Potencialidades que serão avaliadas para adicionar ao contexto da execução.

A parte física e visual é a que caracteriza cada obra e as diferentes preferencias dos

clientes, mas que reflete diretamente na harmonia e qualidade de vida dos moradores ou em caso de obras públicas, das pessoas que usam determinados espaços, como praças, pontes, arenas esportivas ou mesmo o traçado urbano das ruas e avenidas. Por este motivo um bom Planejamento Urbano, que é um dos trabalhos mais nobres dos arquitetos, em pareceria com engenheiros, tem uma grande importância no conjunto de obras de uma cidade, porque influencia diretamente o dia-a-dia das pessoas, onde todos nós precisamos nos deslocar quase diariamente para realizar nossas tarefas, como ir ao trabalho, mercado, feira, farmácia e laser. Se o Planejamento Urbano não for eficiente, e que tenha possibilidade de ser atualizado sempre que necessário, em determinado momento vão existir problemas como: trânsito excessivo, acidentes, problemas de Segurança Pública como podemos observar em obras com pouca ou até falta de iluminação adequada, entre outras coisas que vai acabar gerado desconforto nas pessoas e consequentemente podem provocar outros tantos problemas ainda piores, como ambientes propícios ao surgimento de criminalidade. Tudo isso pode decorrer da falta de um bom Projeto de Planejamento Urbano e sendo assim deve ter uma atenção muito especial pois vai impactar a vida de todos os moradores de uma cidade.

 O arquiteto tem essa versatilidade de trabalhar tanto com grandes projetos que envolvem cidades, e até estados, como com Projetos de condomínios, indústrias, shoppings, lojas e casas.

 A Arquitetura de Interiores acabou me fascinando muito, porque o arquiteto, na verdade, vende sonhos... O que o cliente quer, não existe pronto... é preciso ter muita sensibilidade para identificar o estilo a ser seguido, se é moderno, se é rústico, se é minimalista, clássico, enfim - Não é apenas um “projeto”. É preciso que, além da coleta de dados iniciais para saber o tipo de projeto, saber identificar o que o cliente deseja. É um trabalho que entra na intimidade das pessoas, e de saber buscar como ela vai querer morar e conviver com a família e amigos. Ou ainda como vai ser o espaço comercial, loja, escritório e/ou espaço corporativo. Este conjunto de entrevistas e reuniões vai gerar os primeiros Estudo de Projeto para chegar o mais próximo possível do ambiente que o cliente espera executar. Tudo isso, levando em consideração cronogramas, prioridades e que seja dentro da proposta e viabilidade econômica de cada cliente.

 Para a execução de um Projeto de Interiores é necessário envolver uma grande equipe de profissionais e saber gerenciá-los. Depende muito de cada tipo de Projeto, mas normalmente será preciso conciliar serviços de pedreiro, pintor, eletricista, encanador, gesseiro, marceneiro nas primeiras etapas e em seguida instalar pisos e revestimentos, instalar cubas, metais, chuveiros, equipamentos como condicionadores de ar, Refrigeradores, fogão, coifas, equipamentos de segurança, TV e finalizar com móveis como, sofás, mesas, cadeiras, tapete, luminárias, e também persianas, cortinas, papel de parede entre outras coisas especificadas em cada projeto.

 Para mim todo cliente é único e exclusivo e deve ter uma dedicação específica.

Eu amo meu trabalho e tudo que posso fazer para deixar as pessoas mais felizes e realizadas, porque é onde as pessoas vivem e querem conforto, segurança e bem estar junto das pessoas que mais amam, sua família.

 

Trabalho mais de 20anos na área de Arquitetura de Interiores e especialista em Produções para ambientes profissionais para eventos ou fotos conceito. Me formei na FURB em Arquitetura e Urbanismo em 2001 e fiz vários cursos um deles em iluminação com a Arquiteta Esther Stiller. Participei de Mostras de Decoração e Projetos de Espaços corporativos. Outra atividade que me dedico desde 2014 é o Instituto Verdade e Liberdade que sou coordenadora e atuo nas questões de fiscalização de obras públicas promoção de Eventos de Interesse Social e outros trabalhos voluntários diversos, como cursos de gerenciamento e fiscalização de gastos públicos.

 

Michelle Schwanke – Arquitetura e Assessoria

Arquiteta e Urbanista

Celular/WhatsApp 47988012507

Instagram @michelle.schwanke.arquiteta

e-mail arq.michelle.schwanke@gmail.com

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários