Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Uma Pitada de Benefícios

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

01/07/2021 11h00
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

Vamos falar destes dias que chegam e nos pegam de surpresa, pois sim, o inverno aportou e a estação mais fria do ano traz inúmeras sensações. Para dar aquela aquecida podemos incluir temperos nas preparações que aquecem e trazem energia.

Há muitas pessoas que não perdem a oportunidade de colocar uma pitada aqui e acolá, certo? Claro que um bom tempero deixa tudo mais saboroso, na vida e na culinária principalmente.

Falando de alguns temperos; eles servem de fonte primordial para realçar o sabor (não precisar soltar a mão na hora de salgar os alimentos). Para quem segue um planejamento alimentar, alguns tem efeitos termogênicos, auxiliando no processo de perda de peso.

A oportunidade que temos de priorizar os temperos naturais são de cunho fundamental, pois eles possuem ações anti-inflamatórias, antioxidantes, calmantes, estimulantes, cicatrizantes e antibióticas. Já aqueles que são industrializados possuem altos níveis de sódio, além dos aromatizantes e corantes.

Além de dar cor e sabor aos alimentos, as ervas aromáticas, as especiarias, os temperos e condimentos naturais, trazem muitos benefícios à saúde. Eles atuam diretamente na prevenção de muitas doenças, algumas das mais comuns e mais preocupantes (pelos relatos que vivenciamos na prática clínica), como colesterol, diabetes, pressão alta, alguns tipos de câncer e consume esse exacerbado compromete seus rins e eleva os números na balança.

Os temperos industrializados são um perigo devido a quantidade de sódio (glutamato monossódico, que são aqueles famosos realçadores de sabor) e outros componentes. Podem provocar aumento da pressão arterial, havendo risco de infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral, aumentando o risco de degenerar o funcionamento renal e neurológico.

Vamos adicionar a nossa culinária especiarias, temperos, plantinhas (como você quiser chamar), mas que seja presente em suas preparações para dar gosto e sabor em tudo.

O Guia Alimentar da População Brasileira recomenda uma alimentação baseada, principalmente em alimentos in natura e minimamente processados, como legumes, frutas, verduras, cereais, grãos, leite e ovos.

Os alimentos processados e ultraprocessados (exemplo: sorvetes e biscoitos recheados) podem ser consumidos, contanto que haja moderação. Em tempos de saúde afetada pela epidemia de obesidade, devemos repensar sobre esta ingestão.

Alimentos carregados de corantes e realçadores de sabor, estes produtos industrializados, merecem uma atenção redobrada pois este alto consumo pode levar à agitação extrema e à elevação dos níveis de estresse. É um aditivo alimentar capaz de alterar comportamentos, piorar casos de euforia excessiva, causar dores de cabeça e enjoos e diversas outras complicações à saúde.

Usar a imaginação e reverter o quadro é fácil e de rápida aceitação. Claro que abrir um pacotinho é mais simples, mas separar uns temperinhos é bom demais, será prazeroso e surtirá elogios quando você apresentar a sua preparação para a família.

Alguns temperos e especiarias e suas propriedades:

Alho: O odor do alho é formado por compostos que contêm enxofre, e ele é bom para o tratamento de resfriados, infecções pulmonares e digestivas.

Alecrim: A planta possui um óleo volátil (rosemaricina) que melhora a circulação, estimula a digestão e possui um leve efeito diurético.

Canela: Alimento termogênico. Assim, aumenta o metabolismo e auxilia na perda de peso. Além disso, ela é usada para tratar náusea, vômito e problemas digestivos. Já o óleo de canela contém eugenol substância que tem uma leve ação sedativa e ajuda a relaxar a musculatura.

Cominho: Substância que pode ajudar a prevenir o câncer. Cominho também é rico em cálcio e vitaminas B1 e B2 – por isso, é bom para o fígado.

Cebolinha: Folhinhas em formato de tubo contém propriedades bactericidas, ajudam a controlar a pressão arterial e contêm as vitaminas A e C

Coentro: Usado para temperar peixes, o coentro contém os flavonoides (antioxidantes), que auxiliam na digestão e têm propriedades bactericidas e fungicidas. A semente do coentro é rica nas vitaminas C, vitaminas do complexo B e cálcio.

Louro: Estimula os sucos digestivos. O louro contém fitonutrientes, que previnem dores de cabeça.

Manjericão: Antioxidante, ajuda na digestão, alivia cólicas (alô, TPM!) diminui a formação de gases e ainda ajuda nas dores musculares, pois é rico em eugenol.

Noz Moscada: A erva, de cheiro e sabor bem fortes, é rica em miristicina e por isso é usada nos remédios para náusea, má digestão e cólica.

Orégano: Antioxidante, contém muito cálcio e um óleo essencial com propriedades fungicidas. As folhinhas estimulam o sistema imunológico, melhoram a digestão e o trato respiratório.

Pimenta: Possui Capsaicina, substância anti-inflamatória e analgésica, é usada no tratamento de diversos tipos de dores e auxilia na termogênese...usado com prescrição, auxilia na perda de medidas.

Tomilho: É digestivo. Como o alecrim, contém óleos voláteis que fortalecem o sistema imunológico e tem ação bactericida, fungicida e antiviral.

Ufa! Meu bem, agucei seu paladar...então resolva de uma vez em modificar sua rotina alimentar incrementado com pitadinhas de algumas destas especiarias citadas acima, e com isso quem ganha é você, e sua saúde agradece!

Ah! Antes de finalizar não posso deixar de citar que muitas dessas plantinhas você pode ter no seu quintal e com isso auxilia no orçamento familiar... em tempos de crise temos que nos reinventar.

Ame-se.

Cuide-se...

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121  / 3288-3187

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários