Treviso Pizzaria_970x90
DATA ESPECIAL

Datas comemorativas 2ª quinzena de junho

Por Professora licenciada em Letras, Marcia Fernandes

16/06/2021 14h12
Por: Redação
Free-Photos from Pixabay
Free-Photos from Pixabay

Confira quais são as datas mais comemoradas na segunda quinzena de junho: 21 de junho (data móvel): Início do inverno; 24 de junho: Dia de São João.

Início do inverno, 21 de junho

Em 2021, o início do inverno, ou Solstício de inverno, tem lugar no dia 21 de junho. A estação mais fria do ano, e que traz noites mais longas, termina no dia 22 de setembro.

As datas em que ocorrem as mudanças das estações propiciam atividades diversas, de acordo com as idades. Desde cedo, no entanto, é importante que sejam uma oportunidade para a introdução de conceitos astronômicos.

Dia de São João, 24 de junho

O Dia de São João, em 24 de junho, comemora o santo festeiro das festas juninas, inicialmente conhecidas como "festas joaninas".

As festas juninas são bastante comemoradas no nosso país. Várias tradições fazem parte das festas realizadas em todo o Brasil, desde culinária, danças e brincadeiras.

Outras datas comemoradas na 2ª quinzena de junho

Saiba mais sobre cada uma das datas comemoradas:

Dia mundial da consciencialização da violência contra a pessoa idosa, 15 de junho

Constante no calendário da ONU, o Dia mundial da consciencialização da violência contra a pessoa idosa, 15 de junho, tem como intuito criar um mecanismo de proteção para os idosos.

A data chama as pessoas a refletir sobre a realidade de muitos idosos para assim sensibilizá-las.

Dia da criança africana, 16 de junho

O Dia da criança africana, 16 de junho, recorda o Levante de Soweto, na África do Sul, nessa mesma data em 1976. Nesse triste episódio, centenas de jovens negros foram mortos quando protestavam por escolas com melhores condições.

Esta data presta homenagem a todas as vítimas do massacre.

Dia mundial de combate à desertificação, 17 de junho

Criado pela ONU, o Dia mundial de combate à desertificação, 17 de junho, objetiva a reflexão mundial acerca dos efeitos da seca.

Pensando nisso, existe um acordo entre diversos países, do qual o Brasil faz parte. O acordo foi oficializado através da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos Países Afetados por Seca Grave e/ou Desertificação (UNCCD).

Dia do químico, 18 de junho

O Dia do químico, 18 de junho, recorda a data da Lei nº 2.800, de 18 de junho de 1956, que dispõe sobre o exercício da profissão de químico.

Trata-se não só de uma homenagem como um incentivo para a formação de novos químicos.

Dia da imigração japonesa, 18 de junho

O Dia da imigração japonesa, 18 de junho, presta homenagem a todos os japoneses que trabalham pela economia do País, bem como enriquecem a nossa cultura.

A data comemorativa recorda a chegada do primeiro navio com imigrantes japoneses, o Kasato-Maru, em 1908.

Dia da gastronomia sustentável, 18 de junho

Criada por resolução da Assembleia Geral da ONU, o Dia da gastronomia sustentável, 18 de junho, tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca da necessidade de se pensar na produção segura de alimentos respeitando a biodiversidade.

Dia do cinema brasileiro, 19 de junho

O Dia do cinema brasileiro, 19 de junho, recorda a data em que a primeira filmagem foi feita no Brasil. A mesma foi realizada pelo cinegrafista Afonso Segreto, que filmou a entrada da baía da Guanabara a bordo de um navio.

A data comemorativa presta homenagem ao cinema brasileiro e todos os que trabalham na produção cinematográfica no nosso país.

Dia nacional do migrante, 19 de junho

O Dia nacional do migrante, 19 de junho, reflete sobre as dificuldades enfrentadas por todos aqueles que deixam as suas terras em busca de condições melhores para viver.

Além de ser um dia de conscientização sobre os desafios que essas pessoas encontram, a data comemorativa reconhece o papel do migrante na sociedade.

Dia internacional para eliminação da violência sexual em conflito, 19 de junho

O Dia internacional para eliminação da violência sexual em conflito, 19 de junho, tem como objetivo alertar as pessoas acerca da dimensão desse problema.

Muitas mulheres e meninas são vítimas da violência sexual em contextos de guerra. Além de alertar para essa realidade, a ideia é buscar formas de eliminar esse tipo de violência e auxiliar as suas vítimas.

Dia mundial do refugiado, 20 de junho

Através da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) foi criado o Dia mundial do refugiado, 20 de junho.

A importante data visa informar as pessoas acerca da realidade dos refugiados, adultos e crianças que fogem dos seus países principalmente em decorrência das guerras.

Dia do aperto de mão, 21 de junho

O Dia do aperto de mão, 21 de junho, lembra a importância de um pequeno gesto que representa a paz.

Esse significado é explicado em decorrência da sua origem. Antigamente, para mostrar que não carregava uma arma, o homem estendia a sua mão ao outro, num gesto de confiança.

Dia do orquidófilo, 22 de junho

O Dia do orquidófilo, 22 de junho, é uma forma de valorizar o trabalho do profissional que se dedica ao cultivo das orquídeas.

A data surge em homenagem a João Barbosa Rodrigues, que nasceu no dia 22 de junho de 1842, e foi diretor do jardim Botânico do Rio de Janeiro durante cerca de vinte anos.

Dia mundial do desporto olímpico, 23 de junho

O Dia mundial do desporto olímpico, 23 de junho, lembra a data da fundação do Comitê Olímpico Internacional em 1894, que foi criado com o objetivo de resgatar o espírito competitivo dos primeiros jogos realizados entre os gregos.

A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998.

Dia nacional da Araucária, 24 de junho

O Dia nacional da Araucária, 24 de junho, comemora a árvore símbolo do Paraná, que é a árvore do pinhão, uma importante reserva energética.

Ameaçada de extinção, a data visa conscientizar as pessoas acerca desse risco, frisando a importância da sua conservação.

Dia do imigrante, 25 de junho

O Dia do imigrante, 25 de junho, visa homenagear as pessoas que deixam os seus países para viver em outro, geralmente motivadas por questões pessoais ou condições econômicas.

Além da homenagem, a comemoração também chama as pessoas a refletirem acerca das dificuldades enfrentadas pelos imigrantes.

Dia internacional contra o abuso e tráfico ilícito de drogas, 26 de junho

Criado pela ONU, o Dia internacional contra o abuso e tráfico ilícito de drogas, 26 de junho, é uma iniciativa que tem como objetivo servir como mais um momento de reflexão acerca dos problemas decorrentes das drogas.

A sua comemoração serve, acima de tudo, como forma de mobilizar as nações a combater o tráfico.

Dia internacional de apoio às vítimas de tortura, 26 de junho

O Dia internacional de apoio às vítimas de tortura, 26 de junho, objetiva garantir apoio às pessoas vitimadas por esse tipo de prática, garantindo condições para ultrapassarem as suas consequências.

A data serve também para alertar à realidade das torturas em várias nações.

Dia nacional do progresso, 27 de junho

O Dia nacional do progresso, 27 de junho, recorda a máxima constante na bandeira do País "Ordem e Progresso". A data tem como objetivo recordar e valorizar as conquistas do povo brasileiro incentivando o patriotismo.

Dia nacional do quadrilheiro junino, 27 de junho

Em decorrência da importância das festas juninas na cultura brasileira, a Lei nº 12.390, de 3 de março de 2011 instituiu o Dia nacional do quadrilheiro junino, comemorado em 27 de junho.

O quadrilheiro junino é o profissional que abrilhanta as festas juninas através das várias expressões artísticas inerentes a essa tradição, tal como a música e a dança.

Dia internacional do orgulho gay, 28 de junho

O Dia internacional do orgulho gay, 28 de junho, revela a importância de combater a homofobia.

A data chama as pessoas a refletirem acerca da necessidade de aceitar as diferenças para garantir uma boa vivência em sociedade.

Dia de São Pedro e São Paulo, 29 de junho

O Dia de São Pedro e São Paulo, 29 de junho, recorda a data de falecimento dos dois santos, que foram martirizados.

São Pedro, o mais popular entre eles, é lembrado nas festas juninas, além de ser considerado o primeiro Papa.

São Paulo, um grande perseguidor dos cristãos, converteu-se e tornou-se um líder da igreja cristã.

Dia nacional do Bumba Meu Boi, 30 de junho

O Dia nacional do Bumba Meu Boi, 30 de junho, comemora uma das festas folclóricas mais populares do Brasil.

É por esse motivo que o Bumba Meu Boi, em 2012, passou a fazer parte do patrimônio cultural do nosso país, conforme atribuição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Comemorações de cada um dos dias de junho

1 de junho: Semana mundial do meio ambiente e Dia da imprensa

3 de junho: Dia Internacional do administrador de pessoal e da comunidade social, Dia mundial da bicicleta e Dia nacional da educação ambiental

4 de junho: Dia internacional das crianças inocentes vítimas de agressão

5 de junho: Dia mundial do meio ambiente, Dia nacional da reciclagem e Dia internacional de luta contra a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada

6 de junho: Dia nacional de luta contra queimaduras, Dia nacional do teste do pezinho e Dia do engenheiro agrimensor

7 de junho: Dia da liberdade de imprensa

8 de junho: Dia do oceanógrafo, Dia mundial dos oceanos e Dia do citricultor

9 de junho: Dia da imunização, Dia do porteiro, Dia do tenista, Dia de Anchieta e Dia internacional dos arquivos

10 de junho: Dia da Artilharia

11 de junho: Dia da Marinha, Dia do educador sanitário

12 de junho: Dia dos namorados, Dia do correio aéreo nacional e Dia mundial de combate ao trabalho infantil

13 de junho: Dia de Santo Antônio, Dia do turista e Dia internacional de conscientização sobre o albinismo

14 de junho: Dia do solista, Dia mundial do doador de sangue e Dia universal de Deus

15 de junho: Dia mundial da consciencialização da violência contra a pessoa idosa

16 de junho: Dia da criança africana

17 de junho: Dia do funcionário público aposentado e Dia mundial de combate à desertificação

18 de junho: Dia do químico, Dia da imigração japonesa e Dia da gastronomia sustentável

19 de junho: Dia do cinema brasileiro, Dia nacional do migrante, Dia internacional para eliminação da violência sexual em conflito e Dia mundial de conscientização sobre a doença falciforme

20 de junho: Dia mundial do refugiado, Dia do vigilante e Dia do revendedor

21 de junho: Dia do profissional de mídia, Dia do aperto de mão, Dia mundial do skate, Dia do intelectual, Dia internacional do yoga e Dia nacional de controle da asma

22 de junho: Dia do orquidófilo, Dia do aeroviário e Dia do economiário

23 de junho: Dia mundial do desporto olímpico, Dia do atleta olímpico, Dia do lavrador, Dia das Nações Unidas para o serviço público, Dia internacional das viúvas e Dia nacional do agente marítimo

24 de junho: Dia de São João, Dia do disco voador, Dia do observador aéreo, Dia do caboclo, Dia nacional da Araucária, Dia da indústria gráfica e Dia internacional do leite

25 de junho: Dia do imigrante e Dia do cotonete

26 de junho: Dia internacional contra o abuso e tráfico ilícito de drogas e Dia internacional de apoio às vítimas de tortura

27 de junho: Dia nacional do vôlei, Dia nacional do progresso, Dia nacional do técnico em nutrição e dietética e Dia nacional do quadrilheiro junino

28 de junho: Dia internacional do orgulho gay e Dia da renovação espiritual 29 de junho: Dia de São Pedro e São Paulo, Dia do Papa, Dia do pescador, Dia do dublador, Dia do telefonista e Dia nacional da aviação de segurança pública do Brasil

30 de junho: Dia nacional do Bumba Meu Boi e Dia nacional do fiscal federal agropecuário

Datas móveis:

Corpus Christi (sempre numa quinta-feira, ocorre 60 dias depois da Páscoa) e Início do inverno (20 ou 21 de junho).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários