Treviso Pizzaria_970x90
SAÚDE

Em ato com 400 voluntárias, Alesc abraça causa das Redes Femininas de Combate ao Câncer

Instalada nesta quarta-feira, 18, Frente Parlamentar será liderada pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD)

20/10/2023 08h39
Por: Redação
(Foto: Solon Soares/Agência AL)
(Foto: Solon Soares/Agência AL)

Com o auditório tomado por um verdadeiro “Exército Rosa”, a Assembleia Legislativa lançou nesta quarta-feira, dia 18, a Frente Parlamentar de Apoio às Redes Femininas de Combate ao Câncer. O colegiado é composto por 19 parlamentares e será coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). Durante o ato de instalação, o grupo entregou homenagens e promoveu uma comemoração ao Outubro Rosa, movimento de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.

Além da presença de 400 voluntárias oriundas de todas as regiões de Santa Catarina, o evento reuniu ainda a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e a presidente estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Círia Zunino.

Na ocasião, a Frente Parlamentar apresentou ao público seus objetivos e sua estratégia de atuação, que deve englobar uma série de ações voltadas ao fortalecimento do trabalho prestado pelas Redes Femininas no estado. De acordo com Napoleão, a proposta é auxiliar as entidades na interlocução junto ao Governo do Estado, promover capacitações técnicas, disseminar informações de interesse público e dar suporte para a captação de recursos.

“Nós, deputados, nos somaremos a esse ‘Batalhão do Bem’ no sentido de dar ainda mais voz a essas voluntárias guerreiras, que se dedicam de corpo e alma nos mínimos cuidados a milhares de mulheres catarinenses, em momentos de extrema dificuldade. De mãos dadas, lutaremos por mais investimentos, por melhores condições e por mais reconhecimento, permitindo que esse trabalho de excelência, praticado com tanto amor, carinho e empatia, possa ser multiplicado”, afirmou.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina foi criada em 1961, com o objetivo de prestar apoio voluntário a mulheres com câncer e promover ações de prevenção à doença. Atualmente, a entidade está presente em 78 cidades e realiza cerca de 130 mil atendimentos ao ano, como coletas preventivas, exames clínicos de mama, mamografia e biópsias.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários