Treviso Pizzaria_970x90
SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo: o papel das organizações na prevenção do adoecimento emocional

Empresas devem investir em iniciativas para cuidar da saúde mental dos colaboradores e em uma cultura voltada ao cuidado com as pessoas

14/09/2022 11h09
Por: Redação
Fonte: Missão Comunicação
(Imagem: mohamed Hassan por Pixabay)
(Imagem: mohamed Hassan por Pixabay)

A campanha do Setembro Amarelo foi criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com o objetivo de promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio, pois uma a cada 100 mortes no mundo ocorre por pessoas que tiram a própria vida, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Somente no Brasil, o número de pessoas que tiraram a própria vida aumentou 28%, entre 2014 e 2019, passando de 9,7 mil para 12,4 mil brasileiros, de acordo com um levantamento realizado pela insurtech Azos.

Os números alarmantes não param por aí, pois o Brasil é o país mais ansioso e o 5º mais depressivo do mundo, segundo a OMS. Todos esses dados reforçam a importância da abordagem da saúde mental e da prevenção do suicidio pela sociedade, e diante disso, as organizações têm um papel fundamental nesse processo para incentivar o cuidado com a saúde mental. Em meio a muitos casos de adoecimento emocional, Síndrome de Burnout e afastamentos ocasionados por transtornos mentais, diversas empresas têm implementado programas para melhorar o equilíbrio emocional dos trabalhadores. 

Grandes negócios, como o Google, já utilizam de períodos de descompressão que envolvem trabalho ao ar livre, atividades integrativas, benefícios voltados ao cuidado com o bem-estar físico/mental e práticas como a meditação, para proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários. ‘’Percebemos que os grandes líderes estão fazendo uma movimentação em favor do seus times, e isso implica em fazer mudanças na empresa que beneficiem o equilíbrio emocional’’, comenta Alexandre Ayres, cofundador da MINDSELF - empresa especializada em programas de meditação para o ambiente corporativo.

A meditação tem tido um papel importante para muitas corporações, uma vez que a OMS a reconheceu como método preventivo que auxilia no tratamento de doenças como a ansiedade e a depressão. ‘’Nossa tarefa tem sido levar a meditação com uma ferramenta de capacitação emocional para colaboradores, pois muitos desconhecem os benefícios desta prática dentro do ambiente corporativo. Temos diversas formas de aproximar a atividade do dia a dia com palestras focadas em equilíbrio emocional, avaliações da qualidade de vida e nível de stress, cabines e estações de meditação, workshop para líderes, entre outras ações que contribuem positivamente para uma equipe de trabalho mais equilibrada e estável emocionalmente’’, complementa  Ayres. A MINDSELF atua com programas de meditação focados em prevenir o adoecimento emocional no ambiente corporativo.

“A cultura organizacional deve estar voltada para o cuidado com as pessoas, tanto do ponto de vista dos líderes, como dos próprios colegas de equipe, que devem estar atentos para oferecer e oferecer ajuda a quem precisa”, explica Ayres. Para o executivo que trilhou uma carreira como gestor de grandes empresas, também é preciso que o colaborador se sinta abraçado, e que a empresa ofereça um espaço de comunicação seguro para ele compartilhar seus problemas e pedir ajuda. Falar sobre o assunto é sempre o melhor caminho. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários