Luiz Cé B1
Inove Creative 970 x 90
EMPREENDEDORISMO

Saiba quantos MEIs foram abertos em 2024 e quais as prestações de serviço mais comuns em Blumenau

Sedec aponta que 10% dos empreendedores subiram de patamar e, por isso, deixaram de ser MEIs

27/03/2025 17h45Atualizado há 6 dias
Por: Redação
Fonte: omunicipioblumenau.com.br

Blumenau teve um saldo positivo de 1.264 Microempreendedores Individuais (MEIs) em 2024. De acordo com as informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), no último ano, foram criados 2.343 alvarás de MEIs e 1.079 foram baixados — o número também inclui aqueles que não se enquadram mais na categoria MEI devido ao aumento do faturamento. Destaca-se o mês de fevereiro, com o saldo de 151 MEIs.

O saldo de 2024 é menor se comparado aos números dos três últimos anos. Em 2021, o saldo foi de 3.012; em 2022, foi de 3.078; e, em 2023, o número foi de 2.328. O saldo é calculado com base no número de aberturas menos o de fechamentos.

Segundo informações da pasta, dos 1.079 fechamentos registrados no ano anterior, cerca de 10% registraram crescimento e, por isso, deixaram de ser MEIs.

Serviços mais comuns

De acordo com dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a área com mais aberturas de MEIs em 2024 foi preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo, com 229 registros; seguido por promoção de vendas, com 159 aberturas, e por serviços de malote não realizados pelo Correio, totalizando 120.

Os dados ainda apontam que, entre os serviços mais comuns, destacam-se: trabalhador de obras e alvenaria, com 82 aberturas; serviços domésticos, com 75; facção de peças de vestuário, com 72; cabeleireiro, manicure e pedicure, com 72; e comércio varejista de vestuário, com 71; e outras atividades auxiliares dos transportes terrestres, com 71.

Conforme a Sedec, o percentual de MEIs com pendências ou inadimplências é inferior a 5% do total. A pasta enfatiza que são valores considerados pequenos e que devem ser regularizados em breve.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri, analisa a importância dos microempreendedores para a economia local.

“Os Microempreendedores Individuais (MEIs) desempenham um papel fundamental na economia de Blumenau, impulsionando o crescimento local, a geração de empregos e a diversificação dos serviços. Além disso, representam uma porta de entrada para o empreendedorismo formal, permitindo que pequenos negócios se consolidem e expandam. O modelo simplificado de tributação e a facilidade de abertura incentivam a regularização de profissionais autônomos, promovendo inclusão social e aumento da arrecadação”, destaca.

Como abrir um MEI

Atualmente, para abrir um MEI em Blumenau, o processo dura entre 10 e 50 minutos, dependendo da documentação de cada serviço. O interessado deve apresentar alguns documentos, como: RG, dados de contato e endereço residencial, informações sobre o negócio e conta no gov.br.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Praça do Empreendedor pelo telefone (47) 3381-7981, pelo e-mail pracadoempreendedor@blumenau.sc.gov.br, ou ainda pelo WhatsApp (47) 3381-7982. A praça está localizada no 1º andar do Shopping Park Europeu, na Via Expressa, e atende das 8h às 17h30.

Fonte:https://omunicipioblumenau.com.br/saiba-quantos-meis-foram-abertos-em-2024-e-quais-as-prestacoes-de-servico-mais-comuns-em-blumenau/?utm_source=Whatsapp&utm_medium=Social&utm_campaign=2025

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários