Treviso Pizzaria_970x90
PAZ

Setembro Branco da Paz 2022

Ações em prol da Propagação da Paz

14/11/2022 10h25Atualizado há 1 ano
Por: Redação

O Projeto Setembro Branco da Paz foi instituído pela Lei Municipal No. 8062 de 14 de dezembro de 2015. E tem por objetivo, realizar ações em prol da Propagação da Paz. E isto tem sido feito através da programação que foi realizada nos anos 2015, 2019, 2020 e agora neste ano, estamos na 4ª edição.

A coordenação do projeto neste ano, ficou a cargo da A-Conseg Blu (Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau), mentora do projeto. A A-Conseg Bu coordenou também as edições anteriores e sempre contou com a participação especial da Polícia Militar, Polícia Civil, e neste ano também com o Corpo de Bombeiros de Blumenau.

A Câmara Municipal de Vereadores de Blumenau, através da Escola do Legislativo Fritz Mueller é parceira incondicional e através de seus representantes, compõem a equipe de coordenação do projeto.

O projeto Setembro Branco da Paz, iniciou em setembro e a programação foi estendida até novembro. E nesta edição conta com o patrocínio do SindsegSC - Sindicato das Seguradoras Previdência e Capitalização de SC e Altona SA. E o apoio incondicional do ex-vereador Roberto Tribess, autor da Lei Municipal que instituiu o "Setembro Branco - Mês da Paz".

Nesta ano, o projeto teve abertura oficial no dia 14 de setembro, com Solenidade de abertura com participação das entidades e instituições de segurança parceiras e com participação de alunos de escolas, onde foi lançado a programação que atende 8 (oito) escolas da cidade. Escolas estas indicadas pelos Consegs – Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau.

São elas: EBM Adelaide Stark, EBM Almirante Tamandaré, EBM Gal Lúcio Esteves EEB Prof. Izolete E.G. Mueller, EBM Lauro Mueller, EBM Machado de Assis, EBM Quintino Bocaiúva e EBM Vidal Ramos.

A programação conta com 5 etapas, sendo que a primeira foi a palestra do SubTen PM Paulo Henrique de Almeida, com o tema “Família – nossa essência” , atendendo alunos de 5º.s e 6º.s anos. A 2ª etapa contou com os trabalhos realizados pelas escolas, onde os alunos participantes das palestras elaboraram textos/ depoimentos sobre o tema apresentado na palestra e sobre a promoção da Paz. Cada escola indicou 6 (seis) alunos, autores dos melhores textos que prosseguiram participando das demais etapas da programação. Sendo que a terceira etapa aconteceu nos dias 07 e 10 de novembro, na sala de aula do Corpo de Bombeiros de Blumenau, coma realização de aulas de oratória desenvolvido pelo Professor Carlos Alberto Bittencourt. Os alunos destacados prosseguem com participando da programação e participam no dia 16 de novembro do aulão de oratória, realizado no Plenário da Câmara de Vereadores. Com estas participações uma equipe formada pela coordenação do projeto indica o melhor orador de cada escola. E este, por sua vez, representará seu educandário no evento magno intitulado “Solenidade de Diplomação e homenagens – Noite da Oratória”, que acontece no dia 23 de novembro, também na Casa Legislativa. Este evento contará com a participação de autoridades, representantes das instituições e entidades parcerias, assim como com os professores e direção das escolas que juntamente com os pais dos alunos destacados, prestigiarão as mensagens que os alunos deixarão na tribuna. Por fim, todos os alunos que participaram das etapas da oratória, serão diplomados pela Escola do Legislativo Fritz Mueller e receberão medalhas. Na ocasião os parceiros também serão destacados e receberão diploma.

Para a equipe de coordenação do projeto, toda programação realizada contribuiu muito para despertar nos alunos a importância de propagarem a paz por onde andam, assim como a importância de se prevenirem dos mais diversos tipos de violência. “Trabalhando a prevenção, contribuiremos muito para um mundo melhor”, destaca a coordenadora geral do projeto Salete Sbardelatti,

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários