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ARTIGO

Empresas espiritualizadas e o empreendedor 4.0

Por Rosane Strazas Henkin

17/02/2021 17h01Atualizado há 3 anos
Por: Redação
Fonte: Rosane Strazas Henkin
Rosane Strazas Henkin
Rosane Strazas Henkin

Rosane Strazas Henkin  

Biografia: Master Coach e Mentora Profissional de Carreira, Liderança e Empreendedorismo 4.0. Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL).

Consultora em Educação Corporativa. Avaliação de Perfil Comportamental.

Orientação Educacional, Profissional e Diagnóstico Vocacional. Professora de  Didática, Psicologia Educacional, Empreendedorismo, Relações Humanas, Ética e Comportamento Profissional. Psicopedagoga Institucional. Palestras, cursos e  treinamentos “In Company”.

38 anos desenvolvendo pessoas e organizações.

rosane.henkin@yahoo.com.br

Claro (47) 99181-1666

Empresas espiritualizadas e o empreendedor 4.0 

Neste artigo, vou abordar a primeira fase da criação de uma empresa espiritualizada ou baseada em propósito, que chamamos de Essência. Quando falamos em empresas espiritualizadas e empreendedorismo 4.0, devemos lembrar, em primeiro lugar, de que estamos vivendo num mundo corporativo bem diverso do qual estamos acostumados.

Hoje, os empreendedores estão mais preocupados com o impacto que causam na sociedade, com os problemas que querem resolver através da inovação e com o significado do seu negócio. Buscam a essência, o eixo que dá direção e motivação a todos os atores do ecossistema onde sua empresa está inserida. Conectar-se com a paixão pelo que fazem e com seus propósitos, gera mais vendas e lucros, porque as pessoas são mais atraídas quando entendem o porquê dos nossos produtos e serviços. Para exemplificar esses conceitos, vejamos, abaixo, dados obtidos por uma pesquisa recente com 100 empresas brasileiras, realizada no trabalho de doutorado na USP, de Pedro Ivo Moraes, autor do livro Empresas Espiritualizadas. Amor e Propósito na Transformação do Mundo Corporativo, DVS Editora/SP, 2017.

1. Empresas espiritualizadas faturam 6 vezes mais que as 500 maiores empresas do nosso país;

2. Satisfação dos colaboradores é 224% superior ao mercado;

3. 40% menos reclamações;

4. 239% a mais de satisfação dos clientes.

Se refletirmos sobre esses resultados acima, poderemos chegar a várias considerações importantes. Uma delas é de que precisamos chegar num patamar elevado e profundo de autoconhecimento como base para a felicidade e a prosperidade. Segundo o professor Pedro Ivo, “deixamos de ouvir nosso coração, a verdadeira felicidade não tem nada a ver com consumo, e sim, em se encontrar. O que acontece agora no mundo é a verdadeira busca por significado”. Como Coach e Mentora de Empreendedores, costumo usar uma ferramenta excelente para ajudar meus clientes a encontrarem vocação, propósito, razão de existir e o seu lugar no mundo. É uma ferramenta japonesa, que envolve um processo reflexivo de autoconhecimento, simples de implementar e pode trazer informações valiosas em qualquer fase da nossa vida pessoal e profissional.

A palavra IKIGAI, originada na Ilha de Okinawa, deriva de IKI, que significa vida e GAI, realização de desejos e expectativas. Lembre-se: No IKIGAI não tem espaço para julgamentos. Cada pessoa é um mundo único a ser respeitado.

Para um bom resultado, estas respostas devem ser motivadas por um propósito pessoal, e seus valores individuais devem estar alinhados aos valores de sua organização. Muitas vezes, o auxílio de um profissional competente, pode ser de grande valia nesse processo de autodescoberta. Para ajudar o leitor a ousar e experimentar esse desafio, convido você a refletir e responder as perguntas abaixo, bem como utilizar o diagrama IKIGAI, no final deste artigo.

1. O que amo fazer? Aquilo que nos faz acordar todos os dias, inclusive segundas-feiras, com vontade, alegria, comprometimento, ousadia e paixão. Mas alerto: O excesso de paixão pode cegar você. Equilíbrio entre razão e emoção é crucial para a gestão do seu negócio.

2. O que posso fazer bem? Como utilizar minhas competências, conhecimentos, habilidades e atitudes para criar um empreendimento relevante e lucrativo;

3. O que o mundo precisa? Como você pode resolver problemas, impactando positivamente no mundo;

4. O que posso ser pago para fazer? Qual ideia ou modelo de negócio que você pode empreender, sendo bem remunerado, aproveitando o que ama fazer?

Esse é o empreendedor 4.0 que aprendeu a se conhecer e ter consciência do impacto que exerce, das oportunidades que se descortinam, além de suas limitações e fraquezas que podem e dever ser trabalhadas por um plano de desenvolvimento individual de competências bem elaborado.

Após essa etapa de descoberta do nosso propósito e o impacto que queremos causar como empreendedores, chega o momento de colocar em prática o que foi construído no campo das ideias. É o momento de manifestar nossa empresa, elaborando e executando o plano de negócios e as estratégias selecionadas e fundamentadas em 3 etapas: Essência, Estratégia e Operacional. Mas essa é uma conversa para a próxima oportunidade...

Diagrama IKIGAI

Fonte: www.napratica.org.br/como-mandala-ikigai-pode-ajudar-voce-encontrar-seu-proposito

Rosane Strazas Henkin

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