Treviso Pizzaria_970x90
VEREADOR MIRIM

Vereadores mirins tomaram posse na sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores

Eleição da 1ª Mesa Diretora da Câmara Mirim

22/02/2022 08h36
Por: Redação
Fonte: www.camarablu.sc.gov.br

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou no dia 21 de fevereiro a sessão de instalação da Legislatura 2022 da Câmara Mirim, com o compromisso e posse dos vereadores mirins eleitos no ano passado pelos seus respectivos educandários e eleição da 1ª Mesa Diretora mirim desta legislatura. A presidência dos trabalhos desta sessão, com compromisso e posse dos vereadores mirins, foi da vice-presidente da Casa, vereadora Silmara Silva Miguel (PSD). No início da solenidade, os vereadores mirins prestaram em conjunto o compromisso de posse e, logo depois, um a um nominalmente, assinaram o Termo de Posse. Logo após, vereadores adultos utilizaram a tribuna, assim como os representantes do Executivo Municipal e da Câmara Mirim.

 A sessão, que aconteceu no Plenário da Câmara, contou com as presenças da vice-presidente da Casa Legislativa, vereadora Silmara Silva Miguel (PSD); dos vereadores Adriano Pereira (PT); Carlos Wagner – Alemão (PSL) e Professor Gilson (Patriota); da secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders; do responsável pela Coordenadoria Regional de Educação, Osvaldo da Silva Sobrinho; do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, tenente-coronel Márcio Alberto Filippi e do assessor do Programa Vereador Mirim, Fagner Jericó. Além deles estavam presentes outras autoridades municipais, ex-vereadores, ex-vereadores mirins, representantes de escolas, como diretores, professores e coordenadores, pais e responsáveis, demais familiares e outros convidados.

 O Programa Vereador Mirim se fundamenta no conhecimento sobre os Três Poderes da democracia, dentre eles, o Legislativo Municipal. Foi implementado através do Decreto Legislativo nº 382, de 23 de agosto de 1999. O Programa Vereador Mirim está entrando no seu vigésimo terceiro ano de desenvolvimento, sendo merecedor de louvores pelos resultados positivos que vem alcançando, servindo inclusive de referência para outras cidades.

A vice-presidente da Casa, vereadora Silmara Silva Miguel, apontou que acredita que o mundo se transforma por meio da educação. Iniciou agradecendo aos diretores e educadores que dedicam a sua vida e investem tempo para ensinar e levar conhecimento para as crianças, para os adolescentes e para os jovens. Também agradeceu aos pais e familiares pelo apoio dado aos vereadores mirins. Disse que sentiu esperança ao observar os parlamentares mirins e falou das novas responsabilidades que esses jovens assumiram. “A partir deste momento, vocês colocam na bagagem a responsabilidade de se importar e trabalhar intensamente pelo próximo. Desejo que vocês mergulhem nesta oportunidade, porque o ano passa muito rápido e quando vocês olharem para trás, que vocês possam sair de cabeça erguida dizendo que deram o seu melhor e que tenham a convicção de que podem oferecer e contribuir muito mais ainda para a cidade, podendo disputar as eleições como candidatos”, almejou, dizendo que a Câmara se sente honrada em receber os novos vereadores mirins e colocou a estrutura do Poder Legislativo à disposição dos parlamentares mirins. “Vocês vão nos ajudar a construir uma cidade melhor, vamos juntos debater ideias e projetos. Que vocês possam aproveitar intensamente esta oportunidade e tenham muito sucesso no mandato”, desejou.

Na sequência houve ao pronunciamento das autoridades e representantes das escolas, que estiveram presentes na solenidade.  

 Eleição da 1ª Mesa Diretora da Câmara Mirim

 Logo após a posse ocorreu a eleição para a escolha dos integrantes da Mesa Diretora Mirim que comandará os trabalhos neste primeiro semestre do ano.

 Apenas uma chapa foi inscrita para concorrer aos cargos da mesa, sendo o vereador mirim Yuri Mendes Cobos Balint como candidato a presidente; Amanda Eduarda Ferreira, vice-presidente; Johann de Souza Klayn, primeiro secretário e Emily Piaz dos Santos, como segunda secretária.

 Por não haver outra chapa inscrita, essa foi declarada eleita por aclamação.

Vereadores mirins que tomaram posse: Alana de Melo Hoegen (Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke); Amanda Eduarda Ferreira (Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen); André Luiz Braatz Nazário (Escola de Educação Básica Carlos Techentin); Andriely Camile Ritzke (Escola Básica Municipal Professor Rodolfo Hollenweger);  Beatriz Caroline de Andrade (Escola Básica Municipal Professora Hella Altenburg); Emily Piaz dos Santos (Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves); Guilherme F. Albanaes (Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Fernando Ostermann); Helena Pereira Lima (Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun); Johann de Souza Klayn (Escola de Educação Básica Pedro II); Jolie Weber (Escola Básica Municipal Tiradentes e Professora Júlia Strzalkowska); Maria Eduarda Coelho (Escola de Educação Básica Professor João Widemann); Matheus Bryan Nowasky (Escola Básica Municipal Patricia Helena Finardi Pegorim); Raphaela E. de Siqueira Pereira (Escola de Educação Básica Padre José Maurício) ; Samuel Henrique Batista (Colégio Shalom) e Yuri Mendes Cobos Balint (Escola de Educação Básica Lothar Krieck).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários