Treviso Pizzaria_970x90
SAÚDE

Mais de 1,5 mil recém-nascidos foram beneficiados pelo Banco de Leite Humano de Blumenau no ano passado

Referência para o Médio Vale do Itajaí, unidade coletou mais de 2,2 mil litros de leite materno

04/02/2022 11h40
Por: Redação
Fonte: www.blumenau.sc.gov.br
34
(Foto: Marcelo Martins)
(Foto: Marcelo Martins)

Mesmo durante a pandemia de Coronavírus, o Banco de Leite Humano de Blumenau (BLH) continua sendo referência para o Médio Vale do Itajaí, fornecendo leite materno e prestando atendimento à amamentação. Em 2021, a unidade beneficiou 1.510 bebês recém-nascidos prematuros internados em UTI Neonatal com leite doado. Durante o ano inteiro a unidade coletou mais de 2,2 mil litros de leite materno.

O leite doado é pasteurizado, analisado, submetido a um rigoroso controle de qualidade, antes de ser disponibilizado para os hospitais Santo Antônio, Santa Isabel e Santa Catarina. Bebês recém-nascidos prematuros internados em UTI Neonatal de outras cidades também são beneficiados. O leite materno possui anticorpos e outros organismos que fortalecem o sistema imunológico do bebê.

A coordenadora do Banco de Leite Humano, Viviani Penha Marquês, destaca a importância do trabalho da equipe para manter o estoque em dia. “Para garantir que o estoque esteja sempre abastecido, nossa equipe segue fazendo captação de doadoras devido a instabilidade no número de doadoras que por várias razões deixam de doar”, afirma. A coordenadora salienta que 1.179 doadoras contribuíram no ano passado. Porém, reforça que a duração das doações pode ocorrer por dias, semanas ou até meses e que por este motivo estão sempre precisando de mais doadoras.

Semanalmente, a equipe do Banco de Leite visita as doadoras, leva o material necessário como frascos esterilizados, touca e máscara e presta todas as orientações necessárias sobre a coleta e armazenamento do liquido. 

As candidatas a doadoras precisam atender alguns critérios de avaliação:

- Mãe e bebê estarem saudáveis e sem problemas com a amamentação;
- Apresentar excesso de leite e estar disposta a extrair e doar o leite excedente; 
- Não ser fumante;
- Não usar álcool ou drogas ilícitas;
- Não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação;
- Apresentar exames pré e pós-natal compatíveis com a doação de leite humano.

Certificado Padrão Ouro
O Banco de Leite Humano de Blumenau possui certificado como padrão ouro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (REDEBLH), órgão ligado à Fundação Oswaldo Cruz. O certificado é entregue anualmente, como reconhecimento ao rigoroso controle de qualidade pelo qual passa o leite antes de ser encaminhado aos bebês que necessitam. As normas seguidas são as da Rede BLH, juntamente com as orientações da Anvisa.

Banco de Leite Humano de Blumenau
O Banco de Leite presta atendimento para quem tiver dúvidas ou dificuldade para amamentar. O atendimento é por agendamento e pode ser feito pelo telefone (47) 3381-7570. A unidade está localizada no Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, sala nº 12 – na Rua 2 de Setembro, 1.212, bairro Itoupava Norte, defronte à Policlínica.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários