Treviso Pizzaria_970x90
CÂMARA MIRIM

Novos vereadores mirins e suplentes da legislatura 2024 são diplomados na última Sessão Ordinária do ano

A sessão aconteceu com o Plenário do Legislativo Municipal lotado

06/12/2023 15h47
Por: Redação
Fonte: www.camarablu.sc.gov.br

A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio do Programa Vereador Mirim, realizou na noite da última segunda-feira, dia 4, a 17ª sessão ordinária da Legislatura 2023 e a cerimônia de diplomação dos vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2024, bem como seus respectivos suplentes. A sessão, que aconteceu com o Plenário do Legislativo Municipal lotado, foi conduzida pelo presidente da Câmara Mirim, Eduardo Lima da Costa Pereira, juntamente com os demais integrantes da Mesa Diretora Mirim. Na sessão estavam presentes os atuais vereadores mirins, o presidente da Câmara, vereador Almir Vieira (Progressistas), vice-presidente, vereador Maurício Goll (PSDB), vereador Ailton de Souza “Ito” (PL), João Beltrame (Podemos), Jovino Cardoso Neto (Solidariedade) e Gilson de Souza (Patriota), o assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca, e demais integrantes da equipe do programa. Além deles, os vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2024 e seus respectivos suplentes, ex-vereadores mirins, pais, responsáveis, diretores, professores, familiares e demais convidados. 

A sessão ordinária foi composta de dois momentos. No primeiro momento, os atuais vereadores mirins fizeram seus pronunciamentos de despedida na tribuna. Os parlamentares mirins presentes recordaram de suas jornadas no programa, desde a eleição, passando pela diplomação, posse, até o primeiro discurso na sessão, o curso de oratória, as viagens pedagógicas e demais momentos. Lembraram de todas as experiências e momentos vividos. Também falaram do conhecimento e aprendizados que essas experiências renderam e como o programa contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento pessoal e para a formação de vida de cada um deles. Apontaram também como foi gratificante e importante essa oportunidade de poder ajudar a comunidade e as escolas com a apresentação de projetos e requerimentos. Eles também agradeceram aos seus familiares, aos diretores e professores das escolas, que os ajudaram nesta trajetória. Fizeram agradecimentos aos coordenadores e à equipe da Câmara Mirim, aos colegas vereadores mirins e aos suplentes que os acompanharam, ajudaram e incentivaram neste período. Também manifestaram o desejo de continuar cultivando as amizades conquistadas dentro da Câmara Mirim para além desse espaço. 

Por fim, os atuais vereadores mirins deixaram uma mensagem aos futuros vereadores mirins para que aproveitem essa oportunidade ao máximo, pois o tempo passa rápido. Aconselharam também aos novos vereadores mirins para que não desistam do mandato diante dos obstáculos e dificuldades que possam surgir. Incentivaram que eles continuem firmes na caminhada, pois ao fim do mandato tudo valerá a pena. Desejaram uma boa sorte e sucesso aos novos vereadores mirins e que possam ter experiências produtivas e incríveis durante o ano, assim como eles tiveram. 

 

Encerrado os discursos dos atuais vereadores mirins, a segunda parte da sessão foi destinada para a diplomação dos novos vereadores mirins e suplentes. Nesta etapa, a condução dos trabalhos da sessão foi do vereador Ailton de Souza “Ito”, que em nome do Poder Legislativo municipal, realizou a diplomação dos vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2024 e seus respectivos suplentes e fez a instalação da legislatura 2024 do Programa Vereador Mirim, que está atuando a mais de 20 anos e é merecedor de louvores pelos resultados positivos que vem alcançando no município. Para a entrega dos diplomas, o vereador Ito chamou nominalmente os vereadores mirins eleitos e seus respectivos suplentes para que recebessem um a um os seus diplomas em frente à Mesa Diretora.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Almir Vieira, deu as boas-vindas aos parlamentares mirins eleitos, assim como valorizou o mandato dos que encerram a legislatura, enfatizando a relevância e contribuição do programa vereador mirim. “Esse trabalho dá condição aos jovens de cobrarem os seus direitos. É um programa muito sério, que não poupamos em ajudar e desenvolver, fazendo com que eles tenham entendimento, conhecimento, porque os vereadores mirins daqui a pouco podem estar sentados em uma cadeira do legislativo representando a nossa cidade”, afirmou o presidente.   

 

Cleber Pereira Fonseca, assessor do Programa Vereador Mirim, destacou o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, as experiências compartilhadas e a felicidade com o sucesso da jornada. “É um misto de alegria porque concluímos um ano de muitas vitórias, bençãos e realizações nesse programa. Também uma alegria por saber que os novos vereadores que se empenharam em sua campanha estão chegando para assumir a parte do ano de 2024 em continuidade ao legado da legislatura de sucesso deste ano”, comentou Cleber. 

Representando os ex-vereadores mirins, Helena Pereira Lima, destacou a mudança de pensamento dos jovens com o acompanhamento político. “O projeto foi o motivo de muitos começarem a acompanhar tanto a política e gostar dela. Não nos arrependemos de nenhum segundo vivido. Tivemos ideias, tentamos tirá-las do papel, falávamos sobre elas em discursos e aprendemos muito em conjunto. A jornada de um vereador mirim é de puro conhecimento e iniciativa”, afirmou Helena. 

Representando os vereadores mirins recém diplomados, Gregório Geraldo da Silva Matias Vinholes, falou sobre a expectativa dos novos parlamentares mirins ao adentrarem a casa legislativa. “Esperamos durante nosso mandato aprender muito uns com os outros”, concluiu Gregório.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários