Treviso Pizzaria_970x90
ACCTB

Nova diretoria da ACCTB - Associação dos Clubes de Caça e Tiro Blumenau, realiza a 1ª reunião com suas associadas

Vários assuntos foram abordados durante reunião

14/07/2021 16h33Atualizado há 3 anos
Por: Redação

No dia 12 de julho, na Sociedade Recreativa e Esportiva 1º de Janeiro, a nova diretoria da ACCTB, comandada pelo presidente, o advogado Paulo Sérgio Almeida, realizou o encontro dos representantes titulares das suas associadas, para a primeira reunião ordinária da entidade, que teve como objetivo principal alinhar as ações para melhor atuação junto aos Clubes e Sociedades associadas.

Durante a reunião, vários assuntos foram abordados entre eles a apresentação da nova sede da associação situada à Rua Alberto Stein, 199 sala 303ª – Empório da Vila Germânica. Já uma das conquistas da nova diretoria que foi empossada há menos de três meses.

Também foram apresentados à diretoria e coordenadores auxiliares da ACCTB, destacando a importância das suas funções e do comprometimento, e que já demonstram por que vieram. Eles estão se organizando e planejando o incremento das ações junto aos clubes, como a reativação e expansão dos vários tipos de atividades que contribuem para o resgate da cultura germânica, atividades sociais e esportivas.

Outro quesito destacado pelo presidente Paulo na reunião, foi o recadastramento das associadas, que está na fase final, faltando somente alguns clubes que estão sendo incentivados a se reestruturarem, e atualizarem seus quadros diretivos tendo em vista a necessidade da regularização documental e estatutária de cada uma. Com o cadastramento feito, e em plena função as associadas serão beneficiadas com os resultados das buscas de parcerias e recursos que estão sendo pleiteados juntos aos órgãos públicos, também aos deputados estaduais, sendo que alguns deles já se manifestaram interessados em ajudar com recursos financeiros para o incremento das ações da associação e dos Clubes e Sociedades cadastradas, assim como apoios aos seus projetos. O Presidente destaca que a associação e os clubes não podem depender somente de recursos públicos, por isso estão sendo incentivados a realizarem seus eventos com fim de arrecadar para suas manutenções. Porém, os recursos da esfera estadual dependerão do apoio de lideranças políticas, sendo que já se demonstraram interessados em dar apoio os Deputados Ricardo Aba, Ivan Naatz e Kennedy Nunes. Todos com conversações já bem avançadas. E o presidente Paulo, destaca que toda ajuda é muito bem vinda, independente da politica partidária.

O presidente explicou ainda sobre a atual situação da Associação, que ficou um bom tempo inativa e, que cujas prestações de contas da gestão anterior estão sendo regularizadas, faltando alguns documentos comprobatórios de recursos recebidos do Governo Municipal. E sem a regulamentação, fica impossível pleitear novas verbas municipais e as estaduais. A Prefeitura Municipal de Blumenau está fazendo uma auditoria, sendo assim, só após tudo regularizado, é que a associação passará a receber algum recurso. Desta forma, não se tem ideia sobre o tempo que levará para esta questão.

O Senhor Paulo convidou o 1º tesoureiro Claudio C. Schmitt para apresentar os relatórios das pendencias existentes, oriundas ainda da gestão anterior, que além da prestação de contas junto ao Governo Municipal, contam ainda com pendencias de faturas da Celesc, honorários contábeis, impostos, taxas bancárias, etc... E que somente com a documentação em dia e o recebimento de possíveis recursos financeiros, deverão ser sanadas para impulsionar o atendimento e as atividades de secretaria. Alguns questionamentos foram feitos pelos participantes e todas as dúvidas foram sanadas e situações esclarecidas, visando à transparência da atual gestão.

Também foi informado que, o local onde está instalada a secretaria é uma parceria com a Associação do Empório da Vila Germânica, através do presidente João Rodrigues (Jango), sendo que a manutenção do local é rateada pelos condôminos. O presidente Paulo destacou que a associação não dispõe de nenhum recurso, sendo assim a auditoria interna, será feita pelo Conselho Fiscal, que deverá se reunir em breve, para fazer o levantamento de todas as situações pendentes.

Outro assunto tratado foi sobre as redes sociais da ACCTB, que precisarão ser reformuladas, e desta forma incentivará todos os clubes a também se atualizarem, assim poderão em conjunto divulgar o calendário de eventos, da mesma forma as ações e atividades oferecidas.

Também destacou que a associação tem previsto realizar uma pastelada, em data à ser programada, com fins de obter uma arrecadação para iniciar as atividades da secretaria. E destacou que é importante o apoio de todos os clubes e sociedades.

Outros assuntos foram tratados como a reforma estatutária da associação, logomarca e sobre o período do mandato. Inclusive destacou que todos os clubes associados serão incentivados a adequarem os seus estatutos para melhor poderem atuar e ampliar suas atividades.

Ainda no encontro, foi destinado um tempo para que os titulares das associadas pudessem tirar dúvidas, falarem das suas dificuldades, assim como das suas expectativas junto a este novo ciclo de gestão da ACCTB. Vários se manifestaram e suas colocações foram registradas a fim de ser retomada tão logo a secretaria da associação estiver em plena atividade, assim como várias questões voltarão para a pauta das próximas reuniões, pois o presidente quer discutir e decidir em conjunto todos os assuntos que for de interesse geral, agregando assim boas ideias e valores na busca de solução para cada quesito julgado importante no alavancar das ações de todas.

No final da reunião, representantes de associadas se manifestaram positivamente em relação à reunião realizada e as iniciativas da atual gestão, demonstrando o quão estão satisfeitos com os novos dirigentes e querem fortalecer os laços de entendimento e parceria.

E aos poucos o cenário se clareia vislumbrando assim a ampliação das ações dos clubes que estão restabelecidos, assim como o retorno das atividades e a reativação de clubes e sociedades que estavam e ou/estão estáticas devido ao período de recesso do último ano, resultado advindo da pandemia, que dificultou a continuidade dos trabalhos.

O presidente destacou no final do encontro que é importante a união entre todos os clubes. Que a rivalidade dificulta ações conjuntas para que Blumenau tenha restabelecido todas as ações e atividades de resgate cultural, social e esportivo. E que só na união poderá ser o diferencial para resgatar também a participação de suas comunidades, fortalecendo assim os clubes/sociedades da cidade.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários