O Projeto “Diga Não a Violência – Promova a Paz (2021)” iniciado em janeiro deste ano conta com ampla programação. No primeiro quadrimestre estão sendo realizadas várias campanhas, sendo que a institucional é intitulada “Eu promovo a Paz”.
Coordenado pela líder comunitária Salete Sbardelatti, que é a representante do “Comunidade em Ação”, grupo composto por integrantes de entidades e instituições que representam vários segmentos da sociedade. O projeto iniciou no último dia 30 de janeiro, com publicação de matérias/artigos sobre a “Paz” e temas afins, em jornais alternativos e em Portal de Notícias, Também artigos orientativos e informativos em prol da prevenção de diversos tipos de violência.
Com adesão de varias personalidades, sendo que até dia 31 de março, o projeto conquistou mais de 200 participantes/parceiros entre elas, autoridades civis e militares, representantes de entidades e instituições, órgãos públicos municipais e estaduais, também participações especiais de outros estados do país e até do exterior. Estas participações são através de depoimentos em vídeos e mensagens em posts, todos sobre a Paz, tendo um alcance de milhares de pessoas que foram impactadas através das redes sociais, e grupos de watts.
O projeto “Diga Não a Violência – Promova a Paz” tem a finalidade em dar continuidade as ações do “Setembro Branco da Paz” – Lei Municipal em Blumenau criada em dezembro de 2014, que, em 2019 teve a sua 2ª edição contando com mais de 50 ações/atividades envolvendo mais de 40 entidades. No evento “ Solenidade de integração das entidades parcerias do Setembro Branco”, realizada na Câmara de Vereadores de Blumenau, houve um pacto entre a coordenação do projeto, autoridades e representantes de entidades, na realização de ações para promover a paz por durante todo o ano.
E desta forma foi criado o Projeto “Diga não a Violência – Promova a Paz”, que este ano está na 2ª edição e tem por objetivo agregar valores, despertar o interesse das pessoas para uma reflexão em prol da prevenção aos vários tipos de violência e ampliação das atitudes em prol da Paz. Nesta ultima semana, o projeto contou com a adesão da Dra Delasnieve Daspet de Mato Grosso do Sul.
Dra Delasnieve é advogada, poeta, escritora, palestrante, Embaixadora Universal da Paz, Peacemaker, Ativista das Causas Humanitárias, Cidadã da Terra do Século XXI, ID 078, UNESCO,. Presidente e Fundadora da Associação Internacional de Poetas e da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul.
Com o apoio da Dra Delasnieve o projeto passa ter uma maior abrangência e terá propagação nacional e internacional ampliada.
O projeto tem na sua programação de origem, a realização de várias etapas além das campanhas, sendo que entre elas está previsto uma roda de conversa com representantes de entidades especializadas nos temas atuais sobre os tipos de violência e em prol da Paz, encontro de integração das entidades e “Live” com a participação de personalidades públicas com especialização nas áreas ligadas ao tema.
Com a atual situação do país por causa da pandemia a programação inicial será redimensionada conforme a necessidade, uma vez que eventos presenciais estão sendo limitados, com participação reduzida de público e cumprindo as normas dos órgãos institucionais da saúde.
Conheça as campanhas do projeto “Diga Não a Violência – Promova a Paz (2021)”, programado por etapas:
Campanha 1: Propagando a Paz
1.1 - Com veiculação de artigos nos veículos de comunicação e nas redes sociais
De 30.01 a 13.02 - Divulgação de matérias orientativas sobre os diversos tipos de violência. Entende-se que trabalhando a prevenção nos mais diversos segmentos da sociedade, estará sendo diminuindo a violência e propagando a PAZ.
Resultado: Mais de 20 publicações, postagens realizadas em vários veículos de comunicação.
1.2- Com postagens e divulgações de mensagens e vídeos nos grupos de watts e nas redes sociais
De 14.02 a 07.03 - Participação de autoridades, lideranças e representantes de entidades através de publicação de posts/vídeos com mensagens sobre a Paz, divulgadas e propagadas em redes sociais e grupos de watsapp.
Resultado: Mais de 120 pessoas (lideranças, autoridades e personalidades) fizeram seus posts e/ou vídeos, encaminharam para a Coordenação do projeto que, planejou/programou a divulgação em grupos de wats, que por sua vez ampliou a divulgação nas redes sociais.
Campanha 2: Propagando a Paz – Especial Mulheres
2.1 – Homenagens ao Dia Internacional da Mulher
Dia 08.03 – Postagens sobre a Paz – Direcionado às mulheres com Homenagens pelo Dia Internacional da Mulher
2.2 – Especial Mulheres – Eu apoio o Projeto Propagando a Paz
Dia 09.03 a e 14.03 - Postagens sobre a Paz – com mensagens de empoderamento da Mulheres, também posts com participação de mulheres em apoio ao projeto/campanha.
Resultado: Somando as campanhas anteriores, o projeto somam mais de 150 participações (lideranças, autoridades e personalidades) fizeram seus posts e/ou vídeos, encaminharam para a Coordenação do projeto que, planejou/programou a divulgação em grupos de wats, que por sua vez ampliou a divulgação nas redes sociais.
Campanha 3: Propagando a Paz – Na Família
Dia 14.03 a 30.03 - Postagens com mensagens institucionais sobre a Paz e mensagens direcionadas à famílias, também com participações de apoio ao projeto/campanha.
Campanha 4: Propagando a Paz – Por onde estivermos
De: 01.04 a 11.04.21 – Divulgação de posts com mensagens sobre a Paz voltado aos vários segmentos da sociedade.
Campanha 5: Propagando a Paz – Na comunidade
Com destaque para os ODS (Obetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) – Pacto Global da ONU
Período: 12.04 a 18.04.21 (meio ambiente, bem estar animal e valorização dos trabalhos de voluntariados nos mais diversos segmentos da sociedade.
Campanha 5: Paz no Trânsito
Período: 19.04 a 30.04.21 – com postagens de mensagens sobre educação para o trânsito, Dicas de Trânsito, contribuindo assim com as ações do Maio Amarelo.
Colegiado/Coordenação:
Salete Sbardelatti – coordenação geral (idealizadora/ planejamento) - Fone/whats: 47 991078117
Walter Salvador – Coordenação ( RP e Divulgação do projeto)
Osni L.Bahr – Coordenação (representante das entidades)
Apoio Logístico e Assessoria da Coordenação: Tatiana Cabral e Jane Maba
Sensação
Vento
Umidade