Inove Creative 970 x 90
Luiz Cé B1
PAZ

Diga Não à Violência - Promova a Paz na Comunidade

Dia 30 de janeiro é o Dia Internacional da Não violência

30/01/2021 08h00Atualizado há 4 anos
Por: Redação
Lançamento do projeto realizado no dia 30.01.20 no Salão Nobre da Prefeitura (Foto: Divulgação)
Lançamento do projeto realizado no dia 30.01.20 no Salão Nobre da Prefeitura (Foto: Divulgação)

O Dia 30 de janeiro é o Dia Internacional da Não violência. O Histórico desta data deve-se a homenagem a Mohandas K. Gandhi.

Proclamado pela ONU (Organização das Nações Unidas), a data, trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a Paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos. Gandhi, também chamado Mahatma (que significa “grande alma”, “alma iluminada”), nasceu na Índia, e 1869. Ele é considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça.

E no Brasil, várias entidades aproveitam esta data, para iniciar ações  para combater a violência. E em Blumenau um grupo de lideranças comunitárias, intitulado “Comunidade em Ação”,  com o apoio de entidades e instituições também fazem sua parte. 

No dia 30 de janeiro de 2021, em Blumenau,  foi criado o Projeto “Diga Não à Violência – Promova a Paz nas Escolas e na Comunidade”, que integra o Setembro Branco da Paz. Na ocasião foi realizado o seu lançamento no Salão Nobre da Prefeitura da cidade, contando com a participação de mais de 20 entidades parceiras, sendo que algumas delas tiveram a oportunidade de apresentar as atividades que realizam em prol do tema.

A intenção dos coordenadores, foi que o evento seria o “start” para prosseguir durante todo o ano com as atividades. Inclusive na mesma semana foram proferidas mini palestras em vária empresas, entidades e repartições públicas. Na ocasião já se planejava a realização de um 2º evento para integrar as entidades parceiras e,  estava previsto para ser realizado na Câmara Municipal de Vereadores, no entanto por causa da pandemia as ações presenciais foram canceladas, permanecendo somente atendimentos emergenciais (campanha solidária de alimentos) às famílias com maior vulnerabilidade social, assim como atendimentos e orientações pelas redes sociais, em especial pelo whats, onde levou-se  mensagens positivas à pessoas e famílias isoladas que buscavam orientações e palavras amigas.

E neste ano é  preciso dar continuidade às atividades,  incentivando e apoiando ações que tenham como objetivo propagar a Paz. A intenção da coordenação geral do projeto é prosseguir com ações e, neste primeiro momento, ainda com a situação de pandemia, estamos elaborando uma programação que leve a informação e para isto será utilizado ferramentas atuais como as redes sociais (live, sala de conversas, reuniões online, etc..). Ainda evitando as reuniões presenciais, porém, ainda na busca de parcerias para fortalecer o projeto.  

Na 1ª edição do projeto, realizado o ano passado em janeiro,  teve como parceria A-Conseg Blu (Associação dos Consegs de Blumenau),  Câmara Municipal de Vereadores (Escola do Legislativo) e a Prefeitura Municipal de Blumenau (Gabinete do Prefeito). E tiveram a oportunidade de apresentar suas atividades:  a Policia Militar, SEMUDES (Secretaria Municipal de Ação Social), OAB/Blumenau e contou com a palestra magna da Dra Quitéria Tamanini Vieira Péres (Juiza de Direito, professora e palestrante).

E fizeram parte do público participante vários setores da prefeitura, representantes da OSCs-Organizações Social Civil (entidades, Clubes de serviço e associações), Unicesumar e  também várias empresas.

E neste ano, a coordenação do projeto já renovou a parceria com algumas entidades/instituições e conforme estão retomando suas atividades, as demais vão sendo agregadas e novas já demonstraram interesse.

E nesta semana, logo após o dia 30.01 serão levadas pela rede sociais mensagens, entrevistas e  está sendo programado uma roda de conversas, assim como a realização de  uma “live” e uma reunião com representantes das entidades/instituições parceiras.

O Correio Comunitário está parceiro e fará toda a cobertura jornalística sobre as ações e publicará textos de autoridades e de representantes titulares das entidades/instituições parceiras.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários