Luiz Cé B1
Inove Creative 970 x 90
ARTIGO

Desafie a Procrastinação

Por Michelle Cavichioli

23/01/2021 08h00
Por: Redação
Fonte: Michelle Cavichioli
Michelle Cavichioli (Foto: Divulgação)
Michelle Cavichioli (Foto: Divulgação)

A palavra Procrastinação vem do Latim, pro (encaminhar) crastinus (amanhã), deixar para amanhã, fazer depois ou simplesmente não fazer. Procrastinação, não é algo que surgiu com a modernidade, com o avanço da tecnologia e internet, é algo milenar. Deixar as coisas para o prazo final, para última hora, causa um desgaste, um estresse negativo, mas ao mesmo tempo gera uma liberação de adrenalina que faz com que as pessoas permaneçam nesse ciclo vicioso.

Adiamos fazer coisas que sabemos que precisamos fazer, que nos fazem bem, que irão contribuir, tudo fica pior quando adiamos coisas que não podem ser adiadas. Viver com qualidade de vida, saúde, realizar sonhos, ideias. Todos estamos propensos a procrastinar, pelo menos algumas vezes na vida, agora quando isso se torna frequente, crônico, constante, as consequências são: tornar-se infeliz, improdutivo, com baixa autoestima, aumenta a insegurança, ou seja, afeta diretamente nossos resultados e equilíbrio.

Você deve conhecer pessoas que sabem o que precisam fazer, mas não conseguem dar o próximo passo ou talvez você seja essa pessoa que aguarda o melhor momento para colocar algo em prática e esse tempo nunca chega.

Saiba quais são os principais fatores que nos leva a procrastinar:

Falta de tempo – esta é a desculpa número um da maioria das pessoas. O que está por trás de fato, é usar de forma inadequada o tempo, com coisas desnecessárias, sem importância, que outras pessoas podem fazer, deixando de lado aquilo que só você pode fazer e é importante.

Distrações – deixar-se levar pela internet, redes sociais, e-mails, tirando vantagem de ser multitarefas, lhe faz na verdade, não ter foco e produtividade. Tenha atitude mental para tirar as distrações do seu caminho.

Falta de energia – precisamos do nosso corpo e mente abastecidos de energia. Uma série de coisas pode afetar sua disposição, rotina, alimentação, qualidade do sono, espiritualidade, relacionamentos. Preste atenção em como está sua vitalidade e o que pode estar lhe consumindo.

Medos – são tantos medos que nos paralisam, resumirei em torno de 3, medo de fracassar (não dar conta, ser julgado); medo do desconhecido e medo do sucesso (da dedicação extra, sair da zona de conforto).

Falta de relevância – quando não se sabe a importância do que se faz, perde-se o sentido e o interesse em se fazer. Já parou para pensar no porquê você faz atividade física, ou ingressou no MBA?

Autossabotagem - o poder negativo dos pensamentos de derrota, comparações com outros, vitimismo, podem tomar uma proporção capaz de inibir a ação.

Preguiça – vida é movimento, ação, então essa história de lei do menor esforço para maioria das coisas não funciona, tem que ter esforço, dedicação e constância.

Olhe para esses pontos e sua rotina e detecte quais merecem sua atenção. Convido você a um momento autoanálise, questionando-se sobre o que você pode fazer para mudar padrões.

As principais coisas que procrastinamos estão relacionadas a aspectos pessoais, como: exercício físico, saúde, leitura, estudos, desenvolvimento pessoal, planejamento financeiro. Talvez porque não tenha ninguém nos cobrando por nossas realizações, a não ser nós mesmos. No trabalho, as principais tarefas que procrastinamos são: as chatas, as muito longas, aquelas que nos deixam desconfortáveis ou com medo, que geram conflitos, as complexas e assim por diante.

Bom, amar o que se faz, não lhe deixa isento em realizar tarefas ou funções que você não goste. Quando identificamos as tarefas que mais postergamos é possível perceber os “gatilhos” que nos levam a adiar coisas e assim criar outras estratégias.

Para o empreendedor a procrastinação deve passar longe a ponto de não influenciar em seu equilíbrio e resultado. Tudo é interdependente, o empreendedor é sua própria empresa e porque não pensar assim, mesmo quando você trabalha CLT, para alguma empresa? Quando você pensa em você como sua própria empresa, independente de ter ou não seu próprio negócio, você passa a dar mais atenção a todas as áreas da sua vida. Assim você passa a entender o quanto precisamos estar bem emocionalmente para render bem nos diversos papeis, sendo o profissional um deles.

Gosto de lembrar que somos primeiro humanos, antes de qualquer coisa, nossos papeis vem se constituindo ao longo da nossa jornada. Isto para entendermos a ordem dos nossos papeis, o que vem primeiro e diminuir a importância que damos muitas vezes a somente um dos papeis que desempenhamos em nossa vida. 

Por fim, para combater a procrastinação, planejar é fundamental. Mas não confunda planejamento com aprisionamento, replanejar, recalcular a rota, ser flexível, mudar as escolhas não tem nada de errado para te levar onde você deseja. O caminho não é uma linha reta, existem curvas, desvios, obstáculos, retornos, ou seja, é importante não perder o foco, o alvo, seu objetivo maior até que tudo flua melhor, de maneira natural.

Michelle Cavichioli – Psicóloga e Coach, possui o propósito de desenvolver pessoas e suas carreiras através de processos de coaching individualizados online, em grupo ou em empresas.
Acompanhe as redes sociais e faça contato:

@michellecavichioli

linkedin.com/in/michelle-cavichioli-64067354

Podcast – App Spotify ou Deezer: Michelle Cavichioli

(47) 99139 4988

michellecavichioli@gmail.com

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários