Dicas para incentivo do hábito de leitura em sua vida
Livro, leitor digital, gibis, jornais ou revistas, não importa em qual ferramenta, somente o simples ato da leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional. É por meio dela que a pessoa se desliga do mundo real, quebra as fronteiras da imaginação e descobre novos universos sem sequer sair do lugar.
Encontrar um tempo para ler é um processo que permite a expansão de si mesmo, criando a abertura para infinitas possibilidades e trilhando o caminho para o despertar do potencial pleno. Um leitor assíduo tem mais chance de absorver mais conhecimento, incentivando a sua própria evolução pessoal e profissional, do que aquele que não tem interesse em se desenvolver através desta, que é uma das formas mais eficientes de agregar valor à sua atuação, bem como à sua performance, dentro e fora do trabalho.
Acompanhe-me nesta poderosa leitura de hoje, na qual vou falar um pouco mais sobre a importância da leitura em nosso dia a dia e no quanto ela nos ajuda a alcançar novos patamares, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.
A leitura e sua importância para o nosso desenvolvimento na vida
Compreender os motivos que fazem com que a leitura seja algo tão importante em nossa vida, faz com que o processo de torná-la um hábito seja mais fácil, principalmente para aqueles que não tem tanta proximidade com os livros, jornais, revistas, artigos na internet, e-books, entre muitos outros meios, que contribuem para o crescimento e a expansão de nossos conhecimentos e do nosso universo interior.
Veja, a seguir, a importância da leitura, tanto para a nossa vida pessoal, quanto para a profissional:
Senso crítico mais apurado
Quando desenvolvemos o hábito da leitura, independentemente de que tipo de leitura estejamos falando, desenvolvemos e apuramos também o nosso senso crítico. Isso quer dizer que passamos a analisar de forma mais racional e inteligente os fatos que acontecem ao nosso redor, sem nos deixar levar pela opinião alheia, evitando, assim, nos tornarmos pessoas alienadas, que não conseguem formular opiniões, conceitos e dar sugestões por conta própria.
Expansão do vocabulário
Outro grande motivo, que faz com que a leitura seja verdadeiramente importante em todos âmbitos de nossa vida, é o fato de que ela nos ajuda a conhecer novas palavras e termos, tornando, assim, o nosso vocabulário ainda mais amplo e rico. Com isso, temos cada vez mais desenvoltura e somos melhor compreendidos em todas as nossas formas de nos expressarmos, ou seja, na oratória e também na escrita.
Melhora significativa na escrita
Como eu disse no item anterior e quero dar ainda mais ênfase agora é no quanto a nossa escrita melhora à medida que nos permitimos ir além e desenvolvemos o hábito constante da leitura. Acredito que este seja um dos pontos que fazem com que ler seja verdadeiramente importante.
Digo isso, pois é notória a dificuldade que muitas pessoas têm de se expressar e, principalmente, escrever de forma correta em nosso país, ou seja, sem erros ortográficos ou gramaticais. Obviamente que muito disso tem a ver com o nosso sistema educacional, que por si só é falho e que nem todos têm acesso.
Entretanto, vejo muitos indivíduos que tiveram oportunidades, no quesito educação, e mesmo assim cometem inúmeros pecados linguísticos, os quais poderiam facilmente ser resolvidos, caso houvesse mais interesse pela leitura, que contribui, e muito, para que haja uma melhora significativa neste ponto.
Maior capacidade de persuasão
A partir do momento que você cria o hábito de ler com cada vez mais frequência, você aumenta o seu repertório, como eu disse antes, e, com isso, aumenta também a sua capacidade de persuasão. Isso acontece, pois você passa a obter maior embasamento teórico, o que lhe dá mais argumentos para convencer as pessoas ao seu redor a realizarem aquilo que você precisa que elas realizem.
Abertura e disposição para aprender com o outro
Além de tudo o que já falei até aqui, outro grande benefício que a leitura nos oferece é o estímulo, a abertura e disposição para novas opiniões e pontos de vista diferentes dos nossos. Quando lemos com frequência, entendemos que estamos longe de sermos donos da razão e que existe ainda muito conhecimento a ser adquirido neste mundo, seja por meio dos livros ou de uma discussão saudável em uma roda de conversa.
Vejo este ponto com bastante relevância, justamente pelo fato de ver diversas pessoas fechadas para opiniões contrárias às suas, principalmente nas redes sociais, onde seus usuários acabam partindo para discussões mais acaloradas, por não se permitirem ir além, através do que o outro está lhe dizendo, aprendendo e respeitando o seu posicionamento.
Expansão do repertório cultural
A leitura nos dá a oportunidade e expandir o nosso repertório cultural, pois através dela conseguimos obter novos conhecimentos, sobre os mais diversos assuntos que nos interessarmos, sem sair do lugar.
Estes conhecimentos que adquirimos por meio das leituras que fazemos, seja de livros ou artigos como estes, nos ajudam, de forma considerável, a melhorar a nossa performance, assim como o nosso processo criativo, que é imensamente potencializado, a partir do momento que temos um repertório cultural plenamente desenvolvido.
Maior qualidade nas relações interpessoais
A partir do momento que o nosso repertório se expande, temos a possibilidade de desenvolver cada vez melhor as relações interpessoais que estabelecemos com as pessoas ao nosso redor. Isso acontece, pois conseguimos, não só conversar sobre quaisquer assuntos que sejam colocados em uma roda de conversa, algo que é verdadeiramente maravilhoso, mas conseguimos também compreender melhor e aceitar o universo do outro, passando a respeitar o seu modo de ser e agir, efetivamente e na prática.
Autodesenvolvimento contínuo
Por fim, algo que torna o hábito da leitura algo de extrema importância para a vida de uma pessoa, é o fato deste indivíduo trabalhar, de forma contínua, o seu autodesenvolvimento. Digo isso, pois todos nós sabemos que o processo de aprendizado do ser humano é constante, ou seja, nós nunca paramos de aprender, uma vez que tem sempre algo novo para aguçar a nossa curiosidade e para que possamos aprimorar os nossos conhecimentos.
E esta é uma premissa válida para indivíduos das mais diversas áreas de atuação, pois todos nós precisamos estar sempre nos atualizando, para que assim tenhamos a oportunidade de crescer, não só no âmbito pessoal, mas no profissional também.
O hábito de leitura dos brasileiros
De acordo com a quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Ibope e encomendada pelo Instituto Pró-Livro em 2015, o hábito da leitura não faz parte do dia a dia dos brasileiros. Segundo os dados, a população brasileira lê 4,96 livros por ano, sendo que 2,43 são completos e 2,53 em partes. Quem é estudante ainda lê 9,38 livros ao ano, enquanto os outros leem 3,35.
Em uma análise para entender o gosto pela leitura, o item “gosta um pouco” ocupa o primeiro lugar, seguido de pessoas que “gostam muito”, seguidos de quem “não gosta” e por último daqueles que “não sabem ler”.
A falta de tempo, preferência por outras atividades e a falta de paciência são alguns dos itens apontados como desanimadores do hábito de leitura.
Este cenário torna a leitura algo ainda mais importante, visto que o desenvolvimento de todo e qualquer país passa por uma população e uma sociedade verdadeiramente preparada, no que diz respeito aos conhecimentos que obtêm, já que assim, esta mesma sociedade estará pronta para reivindicar seus direitos, tendo maior consciência sobre eles e também maior possibilidade de implementar as mudanças necessárias para que tenhamos um mundo cada vez melhor.
Dicas para incentivo
Vou mostrar uma lista de ações que podem contribuir para criar ou manter o hábito da leitura em seu dia a dia. Escolha a que mais se adequa ao seu perfil e siga em frente! Confira:
Escolha um tema que lhe agrade
Ter razões que justificam o desejo de ler determinado livro torna o processo mais natural. Sem uma obrigação fica mais fácil, não é mesmo?
Procure por livros que sejam compatíveis com suas preferências. Não leia algo só porque é considerado um clássico, porque está na moda ou porque as pessoas disseram que é bom. Encontre obras que preencham seus pensamentos de alguma forma. Gosto é particular e todos devem respeitar, inclusive você mesmo. Por isso, o autoconhecimento é tão importante!
E não precisa se desesperar para escolher a próxima leitura. Se for um conteúdo mais técnico, pode agregar na sua carreira e o ajudar a aprimorar suas competências e habilidades. Se não for técnico, pode ser uma excelente opção de entretenimento e até de aprendizagem de coisas novas. Permita-se ler os mais variados gêneros dentro dos temas que mais lhe geram admiração ou curiosidade.
Tenha um horário
A psicologia comportamental explica que todo hábito é criado a partir da recorrência, independentemente do objetivo almejado, o importante é repetir diariamente. Esse conceito não muda para a leitura.
Tenha ao menos 30 minutos do seu dia para se desconectar de tudo, pegar um bom livro e absorver novos conhecimentos. Esse tempo não precisa ser necessariamente em casa. Pode ser em qualquer lugar. O importante é que esse momento de pausa para a leitura sempre no mesmo horário passará a fazer parte de seu cotidiano e se tornará um ato praticamente inconsciente.
Aproveite os momentos de ócio
Faça do livro seu companheiro para todas as horas. A fila do banco, a sala de espera para uma consulta ou o caminho para o trabalho são excelentes oportunidades de ócio produtivo. A dica é carregar o livro que está lendo no momento por todos os lugares que for, aproveitando os minutos “de bobeira” para atualizar a leitura.
Estipule uma meta de leitura
Outro método bastante efetivo é definir metas. Estipule quantos livros gostaria de ler mensalmente e se comprometa com esse desafio.
Clube do livro
Comece a participar de reuniões de grupos presenciais, comunidades online ou baixe um aplicativo de leitura. Estar ou até criar esses grupos e redes é uma maneira de se conectar com outras pessoas e cumprir prazos para terminar os livros. Além disso, as discussões sobre os textos podem ser muito produtivas para o seu intelecto. Imagine perceber elementos que não havia encontrado no livro! Ou ainda ensinar sobre os pontos que outras pessoas não entenderam. A troca de conhecimento é infinita!
Sensação
Vento
Umidade