Inove Creative 970 x 90
Luiz Cé B1
ARTIGO

Setembro Amarelo

Por Jéssica Schmitt

21/09/2020 15h02Atualizado há 4 anos
Por: Redação

 

Dados indicam que todos os dias, cerca de 30 brasileiros se suicidam. Estudos apontam que de cada 100 brasileiros, 17 já pensaram, ao menos uma vez, em tirar a própria vida.

Acredita-se que cerca de 90% dos casos podem ser evitados se a vítima receber ajuda de qualquer pessoa, além de profissionais, pois após o tratamento o desejo de se matar diminui.

Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio, neste período do ano as pessoas costumam estar mais abertas para se informar sobre a importância de buscar apoio e falar sobre esse assunto que ainda é considerado tabu.

O suicídio pode ser prevenido! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e um importante passo. Por isso, esteja atento aos sinais que as pessoas demonstram de comportamento suicida e procure ajudá-la.

Algumas das atitudes que podem ser tomadas são: acolher sem criticar, conversar sem julgar, compreender os sentimentos daqueles que passam por momentos de tristeza, ansiedade, medo ou sensação de solidão. Em seguida orientar esta pessoa a buscar atendimento profissional e caso necessário lhe acompanhar.

Atualmente contamos com alguns serviços de acolhimento para esses momentos de crise, saiba onde buscar ajuda para prevenir o suicídio:

- CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

- UPA 24H, SAMU 192, Proto Socorro, Hospitais.

- Centro de Valorização da Vida (CVV) Telefone 141.

- Acolhe Psi Telefone (48) 4042-0330 link: med.lectorlive.com/semus.

 

Jéssica Schmitt

Psicóloga Clínica – CRP: 12/15478

Psicoterapia para Adolescentes e Adultos.

(47) 99220-9664

Redes Sociais

Facebook: Psicóloga Jéssica Schmitt

Instagram: @psicologajessicaschmitt

Linkedin: Jéssica Schmitt

E-mail: psicologajessicaschmitt@outlook.com

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários