Inove Creative 970 x 90
Luiz Cé B1
ARTIGO

Sarcopenia em idoso – Você já ouviu falar?

Por Joseane Lermen

08/09/2020 08h43Atualizado há 4 anos
Por: Redação
Fonte: Joseane Lermen
Joseane Lermen (Foto: Divulgação)
Joseane Lermen (Foto: Divulgação)

Sabe aquele idoso com perda de massa muscular, que está emagrecendo demais e sem força até para subir escada, pode ser que esteja sofrendo de sarcopenia. O envelhecimento é um processo fisiológico onde a velocidade de formação dos tecidos conjuntivos (músculos, ossos, cartilagem) diminui, fazendo com que haja uma perda parcial do volume e funcionalidade destas funções. Diversos fatores estão ligados a causa da sarcopenia, como vida sedentária, queda nos níveis de testosterona, estrogênio, infiltração de gordura entre as fibras musculares, perda de neurônios que conduzem estímulos nos músculos, resistência a vitamina D e baixa ingestão de proteínas.

Sendo assim, a sarcopenia afeta diretamente o cotidiano do idoso, implicando em menor capacidade para a realização de muitas tarefas simples, como por exemplo a diminuição na capacidade do equilíbrio em terrenos (ruas com desníveis e buracos), causando uma tendência a queda levando a fratura em idosos.

Uma boa alimentação é capaz de causar verdadeiras maravilhas à saúde, juntamente com uma suplementação alimentar a base de proteína, associado a atividade física com exercícios de resistência pode prevenir ou mesmo reverter o quadro de sarcopenia fisiológica. A dica nutricional é o consumo de proteínas que estão presentes nas carnes, queijos e leguminosas, também vale a pena incluir arroz, feijão, banana, ovos, massas integrais, iogurtes naturais, entre outros alimentos que contribuem para a manutenção muscular. No entanto, nenhuma dieta será efetiva sem o consumo regular de líquidos. Principalmente porque com o passar dos anos o organismo reduz seu nível de água corporal. 

Envelhecer de forma saudável é o grande desejo de todos. Mais importante do que o número de anos que temos pela frente, é saber que esses anos serão vividos com qualidade. Dessa forma, investir em bons hábitos alimentares desde cedo garantirá um envelhecimento mais saudável.

Para tanto, é sempre recomendável consultar um profissional qualificado para que possa indicar o melhor tratamento para cada indivíduo. Envelhecer não é sinônimo de doença, com pequenos ajustes podemos desfrutar desta fase da vida com qualidade e autonomia!

Joseane Lermen – CRN 10/1758

- Especialização em Nutrição Clínica

- Especialização em Nutrição Esportiva

- Atendimento Clínico

- Consultoria, Assessoria e Treinamento para Qualidade e Segurança dos Alimentos

Contato: (47)99937-6054

Facebook: @nutricionistajoseanelermen

Instagram: @nutricionistajoseanelermen

E-mail:nutrijoseane@hotmail.com

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários