Você concorda que temos uma capacidade e potencial enorme para aprender o que quisermos? Ou você acredita que é muito difícil ou praticamente impossível aprender algo totalmente novo, se a pessoa já não tiver um talento para o assunto?
Quando nascemos, nenhum de nós sabe andar ou falar. Entretanto poucos meses depois, estamos andando e falando.
Mais tarde, através dos inúmeros aprendizados que adquirimos, conhecimentos formais e vivenciados, nos tornamos profissionais, alcançando ou não nossos resultados.
Desde muito cedo, vamos construindo nosso modelo mental, através do que ouvimos, vimos e sentimos, tendo como base a nossa formação, educação recebida, dos pais, escola, sociedade, igreja, ou seja, meio em que vivemos.
Esse modelo mental aprendido, ou seja, nossa mentalidade, é o que chamamos de mindset, que se resume a forma com que cada um de nós percebe e vive a vida. Este conjunto de atitudes mentais influencia diretamente nossos comportamentos e pensamentos, e é decisivo para alcançarmos ou não o sucesso.
Segundo Carol S. Dweck, professora de psicologia, da Universidade de Stanford Estados Unidos, nosso mindset explica (e muito), o nosso modo otimista ou pessimista de ver a vida e de se portar diante dela. Para Dweck, existem dois tipos de mentalidades distintas: a fixa e a de crescimento.
A atividade mental fixa é aquela que faz com que os indivíduos acreditem que não nascem com determinadas capacidades e dons, naturalmente, também não poderão desenvolvê-las ao longo de sua existência. Essas pessoas, tanto em âmbito profissional como no pessoal, tendem a ter mais pensamentos negativos e a ficarem estagnadas e desmotivadas, pois não acreditam em si mesmas. Errar para elas pode parecer insuportável, evitam desafios ou novas experiências por medo de parecerem menos inteligentes.
Por outro lado, as pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que seus talentos podem ser desenvolvidos, se forem pacientes, focados e dedicados a isso." Profissionais com este perfil são aqueles que estão destinados ao sucesso, pois buscam incessantemente vencer suas limitações e aprimorar seus conhecimentos.
Você se identificou mais com qual mindset até aqui?
A vontade de aprender cada vez mais, de crescer e expandir as próprias possibilidades, é o do mindset de crescimento.
A estagnação e a desistência de tentar novamente frente a um fracasso ou erro, pensar na dificuldade em excesso, descreve o mindset fixo.
Porque citei os maiores aprendizados que tivemos ainda muito pequenos, andar e falar, para lembrar a você que não nascemos com um midset fixo, caímos e tentamos tantas vezes, treinamos tanto que se fosse agora enquanto adultos já havíamos desistido.
Então se você vem se reconhecendo mais com um midset fixo, aonde será que você perdeu o acreditar em si?
Para conquistarmos nossos sonhos e objetivos, seja qual for a fase da vida, é preciso ter foco no positivo, dedicação e autoestima elevada. Junte a isso: resiliência. Para superar as dificuldades.
Aqui vão mais dicas para desenvolver seu mindset, tornando-o de crescimento:
Coloque-se na condição de aprendiz e não daquele que sabe tudo;
Tenha mais curiosidade do que certezas;
Elogie mais do que critique;
Supere seus erros, tente quantas vezes forem necessárias.
Sucesso é uma viagem constante e não o destino, curta a jornada, evolua e reconheça a pessoa que você vem se tornando.
Michelle Cavichioli – Psicóloga e Coach, possui o propósito de desenvolver pessoas e suas carreiras através de processos individualizados online, em grupo ou em empresas.
Acompanhe as redes sociais e faça contato:
@michellecavichioli
linkedin.com/in/michelle-cavichioli-64067354
Podcast – App Spotify: Michelle Cavichioli
(47) 99139 4988
michellecavichioli@gmail.com
Sensação
Vento
Umidade