Inove Creative 970 x 90
Luiz Cé B1
ARTIGO

Por uma vida feliz e os hormônios da felicidade

Por Joseane Lermen

10/08/2020 16h30Atualizado há 4 anos
Por: Redação
Fonte: Joseane Lermen
Joseane Lermen (Foto: Divulgação)
Joseane Lermen (Foto: Divulgação)

Sabe aquela sensação gostosa de estar apaixonado? Só de ver ou ouvir a voz da pessoa amada e não ver a hora do próximo encontro. De receber o beijo do filho amado. De ser promovido no trabalho. De ganhar na loteria. Ou até mesmo de chegar ao peso que você tanto desejava. Isso tudo é chamado de FELICIDADE!

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina.

Quando elas são liberadas no cérebro, temos sentimentos positivos. Contudo, quando ocorre o desequilíbrio ou a falta de algumas delas, o corpo pode reagir com insônia, desânimo, estresse, ganho de peso, ansiedade, solidão e até mesmo depressão.

Mas, afinal qual a função destes hormônios? Onde eles atuam? É possível encontrá-los os alimentos?

Vamos começar com a serotonina que é um neurotransmissor responsável por promover sensação de prazer e bem-estar. A ausência dessa substância no cérebro pode causar mau humor e depressão. Deve-se investir num prato rico em triptofano que são encontrados nos laticínios, lentilha, feijão, grão-de-bico, aveia, centeio, nozes, castanhas, banana, abacate, frutas secas, brócolis, espinafre e chocolate amargo.

A endorfina é liberada no organismo como um analgésico diante das situações de dificuldades, como dor e estresse. Nos alimentos deve ser estimulado o consumo de alimentos picantes e ricos em capsaicina, como pimenta-malagueta, pimenta-dedo-de-moça, pimenta-caiena, jalapeno (conhecido como pimenta doce).

A dopamina é o neurotransmissor principal na regulação dos processos motivacionais. Ele nos impulsiona a alcançar os objetivos. Para a dopamina não há um alimento específico que estimule a liberação dessa substância, ela atua diretamente nos processos motivacionais e é determinante para o aumento da produtividade

E a ocitocina também é conhecida como o hormônio do abraço, pois ela é essencial para estimular a produção de substancias fisiológicas ligada ao prazer que se inicia no parto, na amamentação e durante o orgasmo. Sendo responsável por promover sensação de confiança, auxiliando na criação de laços nos relacionamentos de modo geral.

Portanto, existem diversas formas naturais de estimular os hormônios da felicidade, seja meditando, tomando um banho de sol, relaxando, alimentando-se bem, praticando atividade física. E agora que você já sabe quais são os hormônios da felicidade e as melhores formas para estimular sua liberação. Convido você para colocá-los em prática e isso só depende de você. E então, vamos ao caminho da felicidade??

Joseane Lermen – CRN 10/1758

- Especialização em Nutrição Clínica

- Especialização em Nutrição Esportiva

- Consultoria, Assessoria e Treinamento para Qualidade e Segurança dos Alimentos

Contato: (47)99937-6054

Facebook: @nutricionistajoseanelermen

Instagram: @nutricionistajoseanelermen

E-mail:nutrijoseane@hotmail.com

11comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários