Certo dia estava eu visitando uma sobrinha e o seu marido e o filho a poucos meses nascido, em uma Marina Club, na cidade de Itajaí – SC. Ao entrar no referido local, percebi a grandeza de algumas embarcações e o pequeno tamanho de outras. Algumas nos elevadores e outras, ancoradas e sobre a água. Percebi também, pessoas passando, indo e voltando das embarcações.
Ouvi do casal que fui visitar, que são várias pessoas que moram, de várias culturas e de vários países e ganhos financeiros. Sim, pois tem pessoas com muito dinheiro e que resolveram viver desta forma, e pessoas que moram em locais assim, mas que vivem de pequenos afazeres e oportunidades de ganhar dinheiro. Percebi que as pessoas se ajudam mutuamente com pequenas coisas e grandes também.
Bem, em nossas conversas, perguntei então, sobre a velocidade que uma embarcação em que estávamos, atingia, e eles me disseram que a quilometragem estava defasada em cinquenta por cento, pois aquela embarcação necessitaria de uma limpeza no casco, já que os antigos proprietários não haviam efetuado certa pintura que deixa o casco liso e assim permite que deslize melhor, pois o que atrasa a velocidade são as sujidades, ou cracas que ali se instalam, com o passar do tempo. Pronto, cheguei a um ponto de reflexão! Quando o Veleiro foi construído, certamente atingia a velocidade para a qual foi projetado, até por conta do casco novo e liso. Então pensei na pintura que poderia ter sido aplicada para que o casco não tivesse impregnações, ou menor número de impregnações.
Assim acontece conosco, durante o nascimento, não temos impregnações e vamos descobrindo coisas novas, que nos são ensinadas através de outros ensinamentos de nossos pais e responsáveis, assim como dos que fazem parte de nossa vida. As “cracas” mentais, não vêm de um momento pra outro, elas vem ao longo de nossa existência, assim como, nossa comunicação é ensinada e ao longo do tempo, vamo-nos “impregnando” de situações culturais, erros de português, jeito de comunicar, formas de dizer, postura com a qual nos comunicamos perfis que herdamos de muitos parentes. Somos afetados todos os dias por situações que nos levam a estas cracas. Sobre as formas de retirá-las, da embarcação, eles têm que tirar da água e deixar suspenso para limpar.
Novamente fiquei pensando, que tanto na comunicação, quanto na parte mental, temos que ser suspensos, ou seja, parar para ouvir sobre nossos erros ou pontos a melhorar, e também fazer nossa autoanálise, e falar sobre estes pontos com outras pessoas. Isto poderá ocorrer com um profissional da área, ou com alguém que entenda sobre o assunto!
Mas assim como o barco, podemos sempre mais, e se retirarmos as coisas que nos impedem de fazer e ser melhor, poderemos então atingir a felicidade, conquistar nossos objetivos e tantas outras coisas das quais somos capazes!! Comunicar-se melhor, passa por treinamento, por entendimento de pontos de melhoria e por atitudes que nos levarão à resultados melhores, e uma mente limpa, pode usar desta mesma forma, para melhorar o entendimento conosco e assim, melhorar o entendimento com o outro, pois não conseguimos dar, aquilo que não temos!!
Pense nisso!! Sucesso e prosperidade, com muita atitude!!
Sensação
Vento
Umidade