O Agente de trânsito tem como uma de suas atribuições zelar pelo efetivo cumprimento das regras e leis que garantam a fluidez e a segurança de todos que transitam por nossas vias. Além dessas atribuições de fiscalização e de orientação no trânsito, o trabalho educativo voltado para a prevenção, a orientação e a segurança de todos no trânsito sejam pedestres, sejam motoristas, ciclistas ou motociclistas, é fundamental para que possamos ter um trânsito mais humanizado e seguro. Várias ações educativas podem ser desenvolvidas pelos agentes, tais como: blitz e abordagens; palestras em escolas, empresas e instituições; palestras e debates com profissionais ligados à área de trânsito, saúde, educação e meio-ambiente, dinâmicas de grupo de vivências, orientação do trânsito nas áreas escolares, atividades lúdicas em eventos, programas, entre outros.
Através da Educação Para o Trânsito, o Agente deve contribuir de forma significativa para desencadear um processo de profunda reflexão sobre o trânsito promovendo ações voltadas à área, através da adesão da sociedade e contribuindo para que as ações realizadas atinjam eficaz e eficientemente o objetivo pretendido, qual seja o de mudar uma cultura há muito instituída, fazendo com que o trânsito se torne, realmente, um espaço de convivência democrática e solidária.
O papel do Agente de Trânsito na educação é fundamental para que se efetive uma educação integral do ser humano – aquela que o faça pensar e se preocupar, questionando este mundo, buscando um sentido para sua existência e para vida em sociedade - e não aquela que simplesmente o torna passivo.
O Homem, na maioria das vezes, é induzido a acompanhar as transformações da sociedade, perdendo valores fundamentais para sua qualidade de vida. Seu despreparo para a convivência em sociedade gera impaciência e comportamentos agressivos facilmente comprovados no dia-a-dia. O trânsito é um dos cenários onde mais comumente se percebem esses comportamentos que geram consequências trágicas, comprovadas através das estatísticas de acidentalidade. O desafio do Agente é, partindo da identificação de suas características, educar num tempo de incertezas. Vivemos uma crise de valores – entendida essa muito mais como uma indefinição do que propriamente ausência desses. A sociedade se transforma rapidamente e os conflitos ocorrem diante da necessidade de fazer escolhas, frente a uma escala de valores pouco clara.
Desta forma, é de extrema importância a busca da conscientização de todos para que o respeito, a honestidade, a dignidade, a solidariedade enfim, a vivência de valores éticos possam vir a transformar a realidade do mundo em que vivemos e, especificamente, o quadro de acidentes no trânsito, por isso, o papel do Agente é fundamental, já que está em contato permanente com a população.
Contato:
instagram - @fabiocampos_oficial
https://www.facebook.com/profile.php?id=100001488298000
e-mail - fabiocamposbnu@gmail.com
47 - 3035 1915
Sensação
Vento
Umidade