Nas últimas semanas a rotinas de muitas pessoas tem mudado devido a esta pandemia que estamos vivendo, onde a orientação é ficarmos em casa e tomarmos uma postura de isolamento social. Com isso, nos deparamos a uma nova realidade para manter a saúde física e mental. Mas, e em nível da alimentação?
Com o isolamento e mais tempo em casa vem a tentação de comer mais e, sobretudo alimentos mais calóricos. Nesta fase é fundamental estabelecer a estruturação alimentar e manter uma alimentação saudável para que o organismo possa reagir da melhor forma contra eventuais doenças.
O ideal neste momento é garantir os alimentos certos em nível de quantidade, frequência de ingestão e planejamento na lista de compras. As orientações são:
- Não perca a noção dos dias da semana. Monte uma rotina para ser mais produtivo e menos ocioso;
- Deixe as preparações alimentares especiais para o final de semana;
- Cozinhe mais. Quanto mais natural for sua alimentação melhor para a saúde;
- Evite beliscar. Mantenha uma refeição regular;
- Mantenha-se hidratado, nosso corpo precisa de água (40 ml de água/kg de peso);
- Tenha sempre frutas, verduras, legumes em casa. Evitando guloseimas e alimentos gordurosos;
- Incluir uma alimentação variada e equilibrada. Quanto mais cores no prato melhor o funcionamento do nosso sistema imunológico;
- Para os lanches. Incluir frutas frescas, iogurtes não açucarados, queijos com baixo teor de gordura;
- Evite refrigerantes e outras bebidas açucaradas, pois contem uma elevada densidade energética, tais como bolos, biscoitos, chocolates e snacks salgados.
- Aproveite ainda este tempo para fazer cursos online, ler, praticar yogas e exercitar-se.
Infelizmente não existe evidencia de que qualquer alimento ou suplemento alimentar previna ou trate a infecção do COVID-19. O funcionamento do nosso corpo depende de vários fatores ambientais e biológicos. E que apenas uma alimentação variada, completa e equilibrada é possível manter um bom funcionamento imunológico.
Joseane Lermen, Nutricionista com Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva
Sensação
Vento
Umidade