Treviso Pizzaria_970x90
SEGURANÇA

O Policiamento com cães

Por Coronel PM Jefferson Schmidt

10/05/2022 07h43
Por: Redação
Jefferson Schmidt (Foto: Giovanni Silva)
Jefferson Schmidt (Foto: Giovanni Silva)

Quem já não viu um policial militar conduzindo um cão, utilizando-o em seu serviço?

Em vários locais já tivemos a experiência de presenciar esta modalidade de policiamento, a qual além de chamar bastante a atenção e a simpatia das pessoas, em especial as crianças; também é bastante eficiente no controle em distúrbios sociais, busca e resgate ou no combate da criminalidade.

O cão vem sendo há muitos anos sendo aproveitado nas corporações policiais e de corpos de bombeiros no que tange as ações de segurança pública. Com o passar do tempo, inúmeras características de emprego e de treinamento passaram a serem adotadas para aperfeiçoar e ampliar as possibilidades do uso dos cães.

A Polícia Militar de Santa Catarina é um expoente neste tipo de policiamento. Em 2016, na cidade de Blumenau-SC atingimos um dos maiores e melhores momentos no atendimento de ocorrência com a aplicação de cão.

A partir de um roubo a um posto dos Correios os marginais em fuga adentraram em uma zona de mata e alagados. O cão Brutus, conduzido pelo policial T.Stefen, conseguiu seguir o rastro de um dos ladrões e o localizou em baixo d´agua onde tentava se esconder dos policiais militares que o haviam cercado naquela mata.

Um desfecho inusitado e até mesmo inédito no mundo policial de todo o planeta, ao ponto de inúmeras emissoras de televisão internacionais se interessarem pela história contada em um vídeo que fora editado e divulgado pelo 10º Batalhão de Polícia Militar, que a época estava sob meu Comando.

As pessoas moradoras de Blumenau passaram a sentir um orgulho imenso pela sua Polícia Militar, pois a cada reverberização do assunto em vários meios de comunicação, o sentimento de pertencimento das pessoas aumentava. Parentes e amigos de outros locais do país e do mundo entravam em contato os blumenauenses para saber mais, se conheciam o cão Brutus e tantas outras perguntas.

Os policiais militares do 10ºBPM ao sairem nas ruas eram abordados e tratados como celebridades, tamanho o sucesso do trabalho realizado tanto pelos policiais militares envolvidos na ocorrência quanto o cão Brutus, o qual teve no seu treinamento e no correto emprego aplicado por seu condutor; elevando a moral da tropa e orgulho blumenauense.

Temos hoje em nossa Corporação alguns Canis Setoriais (fora da Capital) e um Canil Central (Florianópolis) que dão suporte nas operações e ações diárias de Polícia; salvaguardando junto com outros processos de policiamento a sociedade catarinense.

 

Salve Uli, Bethowen, Eros, Bino, Conam, Yankee, Apolo, Brutus, Aila e tantos outros cães policiais que colaboraram com a Polícia Militar em muitas ocorrências no decorrer das últimas décadas.

 

Forte abraço,

 

Sou Jefferson Schmidt, Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina

 

Contatos:

047988421896 (Whatsapp)

@coroneljeffersonschmidt  (Instagram)

www.jeffersonschmidt.com.br

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários