Há aproximadamente 20 meses a administração municipal implantou em Blumenau a Diretoria de Drenagem. Vinculada à Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), o departamento recém instituído analisa uma média de 100 processos por mês, no âmbito da drenagem, mas também da topografia.
De acordo com a diretora da pasta, Ana Paula Lapolli Isensee, entre as atribuições do setor estão a análise e aprovação de projetos privados de drenagem, que tenham interferência na rede de drenagem pluvial urbana e, a análise de processos de terraplanagem, a fim de resguardar de danos, tanto terceiros quanto o patrimônio público.
Além disto, a diretoria também faz o estudo de áreas críticas do município com relação à drenagem, elaborando projetos e sugerindo soluções para a eliminação de problemas ou a obtenção de melhoramentos significativos. Também é objetivo da diretoria a regularização das redes de drenagens públicas e das faixas sanitárias, sempre buscando a expansão e a melhoria da qualidade das informações cadastrais.
Historicamente, Blumenau sofre com alagamentos, em virtude das enxurradas. E muito disto provém da incapacidade das tubulações antigas de absorverem a vazão de escoamento superficial das águas pluviais. “Efetivamente, a alta impermeabilização dos lotes, consequência da ocupação por edificações e pavimentações, fruto natural do processo de urbanização, produz um aumento exponencial do escoamento superficial das águas pluviais, causando uma sobrecarga no sistema de drenagem. Além disso, o município conta com um passivo de anos, onde muitas edificações foram executadas sobre tubulações, comprometendo todo o sistema de drenagem” avalia a diretora.
Segundo a diretora, outro fator importante a ser considerado, são as obras privadas executadas em desacordo com os projetos. “Estamos constantemente analisando a melhor forma de evitar as desconformidades e futuros problemas nestes casos”, reforça.
Segundo a Seplan, a partir da atualização do cadastro, seja por meio do lançamento correto do que existe, ou pelas novas aprovações de loteamentos regulares, o município fica mais informado para a tomada de decisões sobre o que ainda precisa ser melhorado e até mesmo para a organizar as manutenções. De modo fácil e ágil, otimiza-se assim o trabalho das equipes, buscando o melhor aproveitamento dos recursos públicos.
Com a diretoria de drenagem, o intuito da Prefeitura é melhorar o planejamento urbano da cidade, buscando um maior controle da infraestrutura instalada, das condições e, principalmente, avaliando o que ainda requer atenção do município. “É uma das metas do Plano de Saneamento sendo colocada em prática”, enfatiza Ana.
Sensação
Vento
Umidade