Foi realizado, no dia 04 de fevereiro, um procedimento inédito no Hospital Santa Isabel. A Neurólise do Plexo Celíaco consiste na injeção de álcool absoluto sobre determinada estrutura nervosa - região do plexo celíaco, causando dano irreversível às células. A injeção auxilia no tratamento de pacientes com dor crônica, geralmente relacionada a câncer de pâncreas avançado e a pancreatite crônica.
O procedimento foi realizado pela equipe de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Isabel, sob orientação do Dr. Guilherme Beduschi e Dr. Marcos Sandrini de Toni. “Pacientes com neoplasias avançadas convivem com a dor. Em alguns casos, apesar da utilização de medicações, o controle dos sintomas pode ser insuficiente. Neste momento, intervenções como a Neurólise do Plexo Celíaco podem gerar alívio dos sintomas e melhora na qualidade de vida do paciente", explica o Dr. Guilherme Beduschi, médico Radiologista.
O procedimento é realizado sob sedação. Guiado por Tomografia Computadorizada com imagens de alta definição, o especialista insere uma agulha fina através da pele até alcançar a região do plexo celíaco. Com a injeção de álcool, o plexo nervoso responsável pela dor é desativado, aliviando os sintomas dolorosos. O procedimento dura cerca de uma hora. O álcool absoluto utilizado é preparado especificamente para o uso médico. “Quando o procedimento é bem sucedido, o paciente sente alívio na dor e segue, aliviado, o tratamento oncológico”, completa Dr. Marcos Sandrini de Toni, médico Radiologista.
A Neurólise do Plexo Celíaco é um procedimento que traz conforto ao paciente em tratamento oncológico, e é inaugurado no Hospital Santa Isabel às vésperas do Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro.
Texto e fotos: Gabriel Silva/Comunicação HSI.
Sensação
Vento
Umidade