Todo dia 25 do mês é um Dia Laranja pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data conclamada pelas Nações Unidas no marco da Campanha UNA-SE busca ampliar o calendário celebrado no dia 25 de novembro - Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Trata-se de um dia para dar visibilidade ao tema, mobilizar o compromisso e exigir as condições para que mulheres e meninas possam viver uma vida livre de violência.
Sendo uma cor vibrante e positiva, o laranja representa um futuro livre de violência contra mulheres e meninas, convocando ativistas, governos e agências das Nações Unidas a se mobilizarem pela prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas.
Em 2017, o Dia Laranja adota o lema “Não deixe ninguém para trás: acabe com a violência contra as mulheres e as meninas”, que se soma aos desafios da Agenda 2030, compromisso assumido pelos Estados-Membros das Nações Unidas pela promoção da igualdade e o desenvolvimento social em todos os níveis e para todas as pessoas.
Considerações:
À partir da data 25 de agosto de 2017, muitos países prosseguiram com ações e campanhas nos dias ou na semana do dia 25 de cada mês. Sendo assim... você que é representante de alguma entidade/instituição ou órgãos públicos ligados a a Ação Social, pode estimular seus pares e outros grupos a colocarem em suas agendas esta data é realizar ações na comunidade.
Sabemos que isso não é o suficiente... que precisará de Políticas Públicas para combater este problema, pelo menos para amenizar, ao invés de aumentar. Então vamos à luta. Façamos nossa Parte. Se tivermos várias iniciativas certamente, não seremos só uma andorinha no verão. Seremos um grande grupo.
Sensação
Vento
Umidade