A Praça do Cidadão, órgão ligado à Secretaria de Administração (Sedead) da Prefeitura de Blumenau, fez em 113.442 atendimentos em 2020. Os números correspondem a atendimentos prestados tanto na Praça Centro, como nas praças descentralizadas nos bairros.
As mudanças na prestação de serviços provocadas pela pandemia refletiram diretamente nas ferramentas mais usadas, que foram em sua maioria digitais. O e-mail foi o principal canal utilizado pela população, seguido pelos serviços disponíveis no site da Prefeitura e que foram acessados diretamente pelos contribuintes. O telefone foi o terceiro recurso mais utilizado. O número de WhatsApp disponibilizado durante a pandemia e os serviços presenciais feitos por agendamento fecharam a lista.
Entre os serviços mais procurados estão edificação, habite-se, atualização cadastral, ITBI, consulta para estabelecer, nota fiscal, pedido de certidão. Mesmo com o impacto da pandemia, a Praça do Cidadão expandiu o leque de serviços prestados.
A partir de agosto, a Praça passou a disponibilizar o serviço de Dívida Ativa e Execução Fiscal, ligados à Secretaria da Fazenda, que corresponderam a 4.755 atendimentos. Alguns serviços ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), também passaram a ser atendidos na Praça Centro, por meio da plataforma digital, como pedido de alvará de terraplanagem, certidões de tratamento acústico e conformidade ambiental, entre outros. Para 2021, a expectativa é ampliar a Praça Web, oferecendo mais serviços de forma digital.
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