A partir de segunda-feira, dia 30, até sexta-feira, dia 4 de dezembro, as equipes do Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus) vão fiscalizar cemitérios e intensificar ações na cidade. Até esta segunda-feira, já foram identificados 1.107 focos do mosquito Aedes Aegypti no município, 259% a mais que todo o ano de 2019, que teve 308 focos registrados.
Nesta segunda e terça-feira, os agentes de endemias irão visitar todos os 35 cemitérios de Blumenau. De quarta até sexta-feira, as equipes vão fiscalizar residências no bairro Ribeirão Fresco, em uma região com cerca de 70 famílias. O objetivo é orientar os moradores e eliminar reservatórios que possam ser criadouros do mosquito.
Os agentes da Semus estarão identificados com uniforme e crachá com nome e matricula do profissional contratado pela Prefeitura de Blumenau. As fotos de todos os agentes que farão as visitas estão disponíveis no site da Prefeitura. Os bairros Centro, Itoupava Seca, Velha, Victor Konder Vila Nova, Jardim Blumenau, Água Verde e Itoupavazinha são considerados infestados e seguem sendo monitorados.
Semana Municipal de Combate à Dengue
Em 2019, o município aprovou a Lei Municipal Nº 8.709, que institui a Semana de Prevenção à Dengue, que compreende os dias 25 a 30 de novembro. Neste ano, como as equipes estavam fazendo o Levantamento de Índice Rápido Amostral (LIRAa) a ação teve que ser adaptada. O resultado do levantamento deve ser divulgado nos próximos dias.
Sensação
Vento
Umidade