O Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional e existe desde 2014. Como o primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos, o nome Janeiro Branco remete a ideia de uma folha em branco, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental.
Em Blumenau, psicólogos se uniram para criar a campanha Janeiro Branco Blumenau, promovendo ações voltadas para a saúde mental durante todo o mês. Neste ano, o tema da campanha na cidade é “Quem cuida da mente, faz terapia”.
“Vamos falar sobre o acontece em uma terapia, de quanto em quanto tempo preciso ir, ansiedade e terapia, quais os benefícios que uma sessão traz, como escolher um profissional, enfim, desmistificar tabus e realmente criar uma cultura da saúde mental através desse serviço”, conta Jonathan Krueger, terapeuta e idealizador da campanha.
A primeira ação do projeto acontece nesta segunda-feira, dia 12. Será uma roda de conversa com o tema “Cuidando de Quem Cuida”. O evento gratuito é dedicado aos profissionais da saúde e público em geral, e acontece na Blu Livro do Shopping Park Europeu às 19h.
“Criamos esta roda de conversa primeiramente para os profissionais da linha de frente, pois pensamos que é importantíssimo a base que vai sustentar a campanha estar forte para conduzir as demais palestras e rodas de conversa. E no nosso dia a dia, a gente vê muitas vezes os profissionais dando o suporte para as pessoas e pouco cuidando da sua saúde mental”, explica Krueger.
Ao longo do mês estão programadas outras três rodas de conversas que acontecem em três shoppings da cidade, além de uma exposição e um evento musical. A programação completa será disponibilizada na rede social da campanha.
Sensação
Vento
Umidade