Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.
Excepcional Dia!
Vamos lá, corre senão não dá tempo... é mais ou menos assim, tome nota!
Das lembranças que eu trago da vida, minha mãe sempre dizia: “Come rápido, senão a comida vai esfriar”. Sim meus leitores, é e sempre foi assim... chama-se cultura alimentar, dos nosso pais, que vinha já dos nossos avós e assim sucessivamente.
Da mesma maneira que muitos fazem quando vão dar a papinha para o bebê: a criança mal sabe engolir o que acaba de receber e joga para fora a papa da boca, daí a mãe, por sua vez, vai e coloca tudo novamente para dentro, raspando a colherinha na parte de baixo do lábio, “catando” tudo... e coloca novamente para dentro. A criança não sabe mastigar, ainda está aprendendo, e já é estimulada a engolir tudo rápido. Assim vira nossa história de comermos tão rapidamente e se vão longos anos até crescermos e ouvirmos a famosa frase que citei acima....
Engraçado, sei que você riu, balançou a cabeça de forma assertiva, imaginado que já ocorreu com você...
Essa abordagem trago sempre nas consultas para poder explicar o quão rápido fazemos nossas refeições e como isso muda a forma de como o nosso organismo “responde” ao alimento.
Já pensou que nosso estômago não possui dentes?
O estômago tem cerca de 50 ml quando vazio. Depois de uma refeição, ele geralmente se expande para suportar cerca de 1 litro de comida, mas ele pode expandir até 4 litros.
Precisamos mastigar bem os alimentos, é aquela velha história que trago de comer com atenção plena, de você ter tempo para sentir, saborear os alimentos, e entrega-los de forma como papa para o estômago fazer o trabalho dele com maestria.
Este assunto é sério. Se você facilitar o trabalho com boa mastigação e atenção plena e ainda não fazer ingestão de água 30 minutos antes e 30 minutos após essas refeições, seu corpo vai agradecer, o restante do trabalho pesado ele faz. Com isso, a circulação de milhões de nutrientes dentro desse seu organismo irá acontecer.
Você ganha com isso mais tempo de saciedade, menos peso na balança, mais plenitude na hora da refeição e uma digestão harmoniosa.
Repense a respeito do “coma rápido se não esfria”, mudando para “coma com calma e sinta o sabor dos alimentos”. Sua família terá mais tempo à mesa, muitas conversas e assuntos revividos e uma terapia em família. Claro que sempre soltam faíscas, mas que sejam de palavras, para que tudo que esteja sendo ingerido seja de benefício para saúde.
Que a rapidez dos dias seja para o tempo e não para a alimentação; que esta seja plena. Saboreie tudo com moderação, prove...
Cuide-se.
Ame-se.
Coma devagar meu filho.
Seu estômago não tem dentes.
Beijo da Nutri.
Redes Sociais:
Watts: (47) 997862121 / 3288-3187
Telegram: https://t.me/taianabrnutri
Instagram: taianabratfisch.nutri
E-mail: taianabr.nutri@gmail.com
Facebook: TaianaBratfischNutricionista
Sensação
Vento
Umidade