Atualmente, o câncer de mama é um grave problema de saúde pública por sua elevada frequência e mortalidade em todo o mundo, o movimento outubro rosa tem como objetivo conscientizar sobre fatores de risco, a importância do cuidado, prevenção e diagnóstico precoce da doença, sendo uma mais comum entre as mulheres.
No que se refere a alimentação e nutrição, já é conhecido que uma das formas mais eficazes de evitar a doença é a alimentação e a adoção de hábitos saudáveis. O consumo adequado de frutas, legumes e verduras é considerado um importante fator na redução da incidência de determinados tipos de cânceres por apresentar ação antioxidante, que contribui como proteção impedindo que os radicais livres lesionem as células e aumentem as chances do aparecimento de câncer.
Entre os compostos anticancerígenos, podemos citar os carotenoides que são uma classe de compostos bioativos disponíveis em uma grande variedade de vegetais e muitos são precursores de vitamina A. Os alimentos fonte de carotenoides incluem: espinafre, couve, abóbora, milho, batata doce, cenoura, tomate, beterraba, manga, melancia, pêssego, pequi, gema de ovo.
É importante destacar que as escolhas alimentares como ações preventivas fazem parte no estilo de vida, como:
- Consumir diariamente 5 porções de frutas e vegetais variados de cor amarelo-alaranjado e vermelho, frutas cítricas, folhosos de cor verde escuro e crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho, rabanete, couve-de-bruxelas, couve-manteiga);
- Incluir no cardápio diariamente leguminosas (soja, feijão, grão de bico, lentilhas e ervilhas), sementes e cereais integrais (trigo, cevada, aveia, linhaça, arroz integral, arroz selvagem);
- Faça refeições que tenham as carnes (magras) como guarnição e não como prato principal;
- Reduzir o consumo de salgados, defumados e churrascos, a presença de substâncias como nitrito e nitrato estão envolvidas com maior promoção de câncer;
- Substitua o sal por temperos naturais, ervas aromáticas e especiarias naturais, frescas ou secas (tomilho, manjericão, coentro, hortelã, erva-doce, cominho, pimentas, curry e outras);
- Limite o consumo de gorduras, principalmente as de origem animal. Escolha óleos vegetais saudáveis – óleo de canola e azeite extra virgem;
- Evite ou limite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Controle e mantenha o seu peso corporal, sendo fisicamente ativo e através da prática de exercícios moderados durante ou pelo menos 30 minutos - 5 vezes por semana.
No entanto, não é só a alimentação que contribui para a melhora da qualidade de vida. Além da alimentação balanceada, é importante aliar a prática de exercícios físicos, evitar o hábito do cigarro e reduzir o peso. Sendo assim, a associação de cuidados nutricionais e a avaliação médica de rotina preventiva podem atuar de forma muito positiva na prevenção e identificação precoce do câncer.
Segue alguns ingredientes culinários com propriedades funcionais que atuam como protetores contra o desenvolvimento do câncer:
Risoto de Beterraba
Elaborado pelo Chef Marcos Climaco
Ingredientes – Para o Caldo:
- 4 beterrabas
- 1 cebola roxa
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- 1 folha de louro
- 2 cravos-da-índia
- 1 litro de água
Modo de Preparo:
Lave bem os legumes em água corrente. Descasque as beterrabas, a cebola e a cenoura. Corte o salsão ao meio, a cenoura em pedaços e a cebola em 4 partes (é importante deixar os legumes em pedaços maiores para ficar mais fácil de retirar quando o caldo estiver pronto). Numa tábua, corte a beterraba em cubos de 1cm (comece cortando em fatias de 1 cm), depois em tirar e as tiras em cubos.
Numa panela, junte os legumes, a água, a folha de louro e os cravos-da-índia. Leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhas por 30 minutos. Com uma pinça de cozinha, retire e descarte os pedaços de cenoura, cebola e salsão. Passe o caldo pela peneira e volte à panela. Reserve 2 colheres (sopa) da beterraba em cubinhos e use o restante em outra preparação.
Ingredientes – Para o Risoto:
- 1 xícara (chá) de arroz para risoto
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ½ cebola roxa
- ¼ de xícara (chá) de vinho tinto
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 100 gr de queijo minas
- 1 pitada de açúcar
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo:
Enquanto o caldo esta no fogo comece a preparar o risoto. Corte o queijo de minas em cubos de cerca de 1 cm. Reserve também. Descasque e pique fino a cebola. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com sal e uma pitada generosa de açúcar. Abaixe o fogo e refogue até murchar. Aumente o fogo, junte o arroz e mexa bem por 1 minuto. Tempere com sal e pimenta-do-reino (lembre-se que o caldo não leva sal). Coloque o vinho e mexa vigorosamente até evaporar.
Adicione uma concha do caldo de beterraba e mexa bem até secar. Repita o processo até o risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no meio. Al dente. Se ainda não estiver no ponto, adicione mais caldo. Na última adição, não deixe secar completamente – o risoto deve ficar bem úmido. Misture o parmesão e a manteiga. Verifique o sabor e se precisar tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Divida o risoto em dois pratos. No centro de cada um, coloque uma colherada da beterraba em cubos reservada, a metade do queijo de minas. Se quiser, tempere a saladinha do centro com mais sal e pimenta-do-reino. Sirva imediatamente.
Joseane Lermen – CRN 10/1758
Especialização em Nutrição Clínica - Especialização em Nutrição Esportiva- Consultoria, Assessoria e Treinamento para Qualidade e Segurança dos Alimentos
Contato: (47)99937-6054
Facebook: @nutricionistajoseanelermen| Instagram: @nutricionistajoseanelermen | E-mail:nutrijoseane@hotmail.com
Sensação
Vento
Umidade