A prova de vida deverá ficar suspensa por mais 30 dias. O governo decidiu manter suspensa, até o final do mês de outubro, a exigência de recadastramento anual de aposentados e pensionistas, conhecida como prova de vida do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social.
A suspensão da prova de vida havia sido determinada em março, devido a pandemia do novo coronavírus, isso quando adotado medidas de isolamento social para conter a disseminação da Covid-19, e depois ainda foi prorrogada até final deste mês: 30 de setembro.
O Instituto lembra que a determinação suspende temporariamente o prazo no qual os beneficiários do INSS devem comprovar ao governo, perante lei, que estão vivos, mas caso este segurado precise ir ao banco, ele pode fazer a prova de vida, o que fica suspenso é que durante este período - pensando no isolamento destes idosos, - não acontecerá o bloqueio do benefício, ou seja a suspensão é para este bloqueio. A ação é realizada como forma de tentar minimizar fraudes e pagamentos indevidos aos beneficiários do INSS.
O Instituto confirmou que o prazo foi prorrogado até 31 de outubro.
Vale lembrar que o INSS já iniciou o piloto da prova de vida por biometria facial.
Sensação
Vento
Umidade