Nas conversas com pais tenho ouvido queixumes do tipo, birra da criança em mercados ou lojas, raiva exagerada, bater de portas, ou falar que odeia você, adolescentes preguiçosos, que precisamos repetir todo dia a mesma coisa, não querem mais acompanhar os pais, e que preferem ficar sozinhos em casa, etc... Conclusão: parece que todos os filhos são iguais e que só muda o endereço. Em partes, até confirmo, tirando as peculiaridades de cada família. Todos nós passamos por várias etapas na idade cronológica, desde bebê até adulto. Vou mostrar como o nosso cérebro tem influência nas demonstrações das emoções e ações. Não entrarei em traumas ou disfunções que necessitam de acompanhamento psicológico ou de alguma área médica. Porém acredito que com este conhecimento que vou trazer, trará oportunidade de compreender e superar porque seu filho age como age.
Você já ouviu falar que o cérebro é um músculo e precisa ser exercitado?
Isso mesmo nosso cérebro é plástico, moldável e reprogramável e na medida que se cresce cronologicamente em idade o cérebro também cresce. Onde temos idades que há maior conexões neurais aumentando seu tamanho, a maior incidência acontece quando somos bebês devido muitos estímulos e também na fase inicial da adolescência.
Saiba que um cérebro é dividido em 2 hemisférios direito e esquerdo, assim ficará mais fácil de acompanhar o que vou compartilhar. Espero que fique comigo nesta leitura, tenho certeza que vai dar a você um entendimento e um alívio de saber porque seu filho primeiro age e depois pensa.
É hora de dar clareza sobre como funciona o cérebro do seu filho.
Duas metades, o lado esquerdo é usado para lógica, planejamento, organização dos pensamentos, uso da linguística, interpretação, entendimento e expressão. O lado direito é voltado para o emocional, interpretação dos sentimentos, as artes, expressões não verbais, mais intuitivo. As duas metades juntas dão clareza e uma vida mais equilibrada.
Agora já tem a clareza sobre as duas metades do cérebro, tem mais, e que o cérebro se divide em andares? Isso mesmo andar de cima e de baixo.
O andar de baixo do cérebro é a parte mais primitiva e está localizado logo acima do pescoço até uma linha que podemos traçar na altura do nariz. Este andar de baixo do cérebro está todo nosso instinto de sobrevivência básico, respirar, sentir fome, chorar quando bebê por algo estar errado ou incomodando, o medo, raiva, fuga do perigo ou luta pela defesa, reações instintivas, por isso chamado de reptiliano. Se olharmos bem parece que é menor que o andar de cima, mas não menos importante pois todas as necessidades básicas são atendidas nesta parte do cérebro.
Então chegamos no andar de cima que é completamente diferente do andar de baixo, composto do córtex cerebral. Imagine uma biblioteca com vários arquivos, esses arquivos vão se desenvolvendo e com o passar dos anos estará completamente formado. Isso acontecerá no fim da adolescência, ou seja, pelos 24 anos, segundo novas pesquisas. Você achou muito tempo para ser adolescente aos 24 anos? Isso tudo por causa das mudanças da sociedade. Pré-adolescência começa mais cedo por tantas informações e estímulos e o final da adolescência mais tardio, uma das causas é os filhos ficarem por mais tempo nos lares até ganharem sua total independência.
Preciso explicar melhor esta parte do cérebro onde está o córtex cerebral, onde se encontra uma gama de processos em desenvolvimento mental cognitivo e abstrato, formando um complexo e sofisticado “motor”, responsável para controlar emoções e ações do corpo, lógica, tomadas de decisões, planejamento, autocompreensão, moralidade, imaginação e criatividade.
“Imagine o andar de baixo de uma casa pronta e totalmente mobiliada. Quando você olha o segundo andar, repleta de ferramentas de construção. É possível ver até faixas do céu em pontos em que o telhado ainda não foi finalizado. Esse é o andar de cima do cérebro do seu filho- um trabalho em andamento. ” (Daniel Siegel)
Esta parte acima, Siegel explica de modo muito simples da visão da construção do cérebro, do córtex, da massa cinzenta, memória. Por isso que as crianças tendem a permanecer mais no andar de baixo. Perdem o controle facilmente, tomam decisões erradas ou não tão assertivas, e agem sem pensar, muitas das habilidades ainda lhes faltam devido ao córtex estar em desenvolvimento.
Então o que podemos fazer enquanto o cérebro ainda está em construção?
Usualmente conversamos com a criança com muitas palavras, quanto menos idade tiver, menos o córtex estará formando não dando muito resultado. Assim, temos primeiro que usar e direcionar para o lado direito, usar a empatia, conectar com os sentimentos ocorridos. Depois levá-lo para o lado esquerdo, seguindo para uma explicação mais lógica. Devemos ensinar a criança a usar as duas metades do cérebro, esquerdo e o direito.
Você pode contar uma história e assim acalmar as emoções. A maiorias dos pais não se dá conta quanto é benéfico e traz bons resultados, estimulando a criança também a falar sobre suas emoções e de como deveria ter agido.
Durante a infância e adolescência em que o andar de cima do cérebro ainda está em construção, pode ocorrer predominância do cérebro do andar de baixo, envolvendo mais situações de estresse. Podemos exercitar o cérebro do andar de cima com jogos que precisem tomar decisões, brincadeiras de equilíbrio, ou ajudar seu filho a exercitar a memória com lembranças de passeios e acontecimentos.
Muito importante ajudar, durante a infância e a adolescência, no desenvolvimento para integrar as emoções e a intuição com a lógica e o cognitivo. Pais e educadores, muita paciência pois vocês estão trabalhando e ajudando a criança na construção de uma vida mais equilibrada.
Sou COACH e minha especialidade é ajudar num estudo eficiente para que tenha aprovação no ENEM ou VESTIBULAR e nas relações com adolescentes.
Sueli Regina Geisler
Whatssap (47)9905.0187
E.mail: sueli@visviva.com
Instagran: @suelirgeisler
Facebook: @visvivacoach
Sensação
Vento
Umidade