Inove Creative 970 x 90
Luiz Cé B1
OPINIÃO

Pêra, Uva, Maçã, Salada Mista

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

21/07/2020 10h00Atualizado há 4 anos
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

Excepcional Dia! Passando para deixá-lo mais colorido com esse tema!

Então hoje resolvi dar uma “impactada” no seu cérebro. Como assim, você está dizendo que preciso disso? Não, claro que não, é apenas uma maneira de fazer uma boa conexão com nossos neurônios, emoções, nossa rotina, nosso cotidiano e nossos hábitos culturais e sociais.

Esse mix em que iniciei nossa conversa é também uma famosa música de infância, se você repetir o tema já vai recordar....

As frutas são importantíssimas para nosso organismo: a alimentação saudável tem um importante papel na manutenção da saúde, com destaque para o consumo de frutas, verduras e legumes, que trazem diversos benefícios e seu consumo inadequado apresenta-se como um dos dez principais fatores de risco para a carga global de doenças¹.

Comecei com essa introdução para dar uma boa sugestão nutricional, mas quero dizer muito mais que isto nesse texto! Tá preparado? Embarca comigo nessa, que o assunto é importante, específico e divertido!

As frutas são ricas em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. Esses micronutrientes são fundamentais para a homeostase do organismo... Além do mais, a pera é uma fruta diferente da uva, como uva é diferente da maçã, cada uma com sua particularidade sabor, texturas, cores e cheiros específicos.

Assim trato a questão entre eu, você, fulano, beltrano e cicrano. Somos todos iguais? Perante o criador ou de acordo com a crença a qual você pertence, sim, mas somos diferentes a respeito da individualidade, do valor energético diário de cada indivíduo, da religiosidade, da sexualidade e do comportamento.

Viu só!? Quando eu enxergo o outro com atitudes e características diferentes das minhas, principalmente nas questões de gênero ou orientação sexual (sigla LGBTQIA+), crença ou religião, orientação política, passo a dar valor a essa diversidade...

Que assunto foi esse? Trago essa dica para enriquecer o seu cardápio, assim como as frutas, pois pessoas também pertencem a gêneros e categorias diferentes da sua, e essa diversidade traz essa sensação de pertencimento que faz o mundo ser mundo. E você que bate no peito dizendo: “ eu sou, em letra maiúscula, H de humano”, mas se recusa a ver a importância dessas “letras”, dessa diversidade, você não sabe o significado de inclusão.  A inclusão de tudo na vida, tanto para gênero ou algum outro hábito que precisa ser inserido. Tudo que é novo causa uma resistência, e esse passo dado ao novo gera um certo tipo de desconforto, mas torna-se ao longo do caminho algo gratificante! E fala sério, nem dói tanto!

Papo de resistência pegou firme hoje...mas leitor, essa junção da Nutrição com o comportamento, é a Nutrição que realmente dá certo e acontece. Portanto concilie o novo à sua rotina, essa salada de frutas fica deliciosa e combina com qualquer ocasião e estação.

Faça as pazes com o alimento. Harmonize-se com o novo. Amplie seu campo de visão.

Seja a cada dia melhor. Faça valer pena. Beba água, e o que sobrar esfrie a mente.

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Whats: (47) 997862121

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

 

·          ¹ PRINCE MJ, Wu F, Guo Y, Robledo LMG, O’Donnell M, Sullivan R, Yusuf S. The burden of disease in older people and implications for health policy and practice. Lancet 2015; 385(9967): p.549-562.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários