A partir desta segunda-feira, dia 20, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, unidades da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), estarão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Coronavírus. Ao longo desta semana, as estruturas foram organizadas e as equipes treinadas para poder atender a demanda. O Ambulatório da Vila Germânica também segue disponibilizando o exame.
A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.
Na última semana os AGs das regiões dos bairros Itoupava, Fortaleza e Garcia já iniciaram as coletas de material. Juntam-se a eles agora as unidades que atendem os bairros Velha, Badenfurt, Centro e Escola Agrícola. Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. O horário do atendimento fast-track segue ocorrendo normalmente, conforme o horário de funcionamento das unidades. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus.
Uma das estruturações necessárias foi o remanejamento de profissionais das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), para dar suporte no chamado “Fast-Track”, que são os atendimentos rápidos dos AGs para casos de síndromes gripais e respiratórias. “Para absorver mais esta demanda e ainda prestar um serviço de qualidade e com o menor tempo de espera possível durante a permanência do paciente nas unidades, optamos por remanejar algumas equipes. Ainda assim, pedimos a compreensão da população, já que temos defasagem do quadro de servidores e em alguns momentos esse remanejamento pode acarretar em uma espera maior por atendimento nas unidades”, ponderou o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck.
A estruturação para ampliação da testagem Covid-19 nos AGs não irá alterar o atendimento, ou seja, enquanto for possível, todas as ESFs seguem abertas. Equipes de ESFs que dividem estruturas físicas terão uma delas deslocada para o AG da região e a outra fica no local dando suporte aos pacientes e fazendo encaminhamentos necessários, de acordo com cada caso.
Sensação
Vento
Umidade