O Jornal Correio Comunitário impresso tem publicado páginas especiais para divulgar as mulheres e famílias, assim como grupos organizados e grupos representativo de entidades.
E o Portal de Notícias Correio Comunitário tem o objetivo de seguir a mesma linha do jornal impresso, pois é um jornal comunitário.
Em suas páginas, e no portal em seus editoriais conta com matérias que inspiram, orientam, informam e oportuniza os profissionais de vários segmentos poderem apresentar seus trabalhos e oferecer informação a cerca de temas relevantes construtivos na área da saúde, terapia, educação para o trânsito, comunicação, terapias, capacitação e na área jurídica.
Nesta página/coluna valorizamos a participação da mulher nos mais variado segmento da sociedade. Isso para destacar suas atuações, participações e mostrando que é possível fazer a diferença e quando necessário ser diferente.
Andréia Waltrick, natural de Blumenau, nascida em maio de 1987, professora de educação física há 11 anos, esposa de Carlos Cezar Wagner. Desta união nasceu a linda princesinha Ayla Waltrick Wagner. Andréia trabalha no SESI a 10 anos e atualmente na função de supervisora de atividades físicas no complexo esportivo.
Além das atividades profissionais realizadas na formação e disciplina de crianças, jovens e adultos, através da sua profissão exercida no SESI, também incentivou ações através de entidades das quais participa: Movimento ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável), participa na ACIB (Associação Comercial e Industrial de Blumenau), representando o SESI e contribuiu com os projetos ligados a AEFA (Associação Escolinhas de Futebol).
A frase preferida da Andreia é “Nunca é tarde enquanto houver vontade”
Sua mensagem: Dedique-se ao que você gosta, cuide do meio ambiente, faça o correto e ajude o próximo.
Roseli Klegin, nascida em 11.03.1976, em Pouso Redondo SC. Filha de Waldemar e Vanilda Klegin, casada com Kleber Alves Mariano, tem dois filhos Ana Caroline e Kleber. Moradora do Bairro Água Verde em Blumenau. Trabalha no CEI Professor Bertoldo Petry. É professora de Educação Infantil da rede municipal. É graduada em Pedagogia na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Também conta com pós-graduação em “Especialização em Pedagogia, Gestora com Ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional” na Faculdade de Ciências e Tecnologia do Vale e, em “Psicopedagogia Institucional e Inclusão” na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA).
Sua mensagem: “Fé é a certeza de que quando tudo falhar, ainda há esperanças. Para quem acredita, Deus está sempre dando o apoio e acalentando seus filhos. Então sempre levo comigo que há três passos para conquistar algo: querer, tentar e nunca desistir. Assim, a única certeza que tenho hoje é querer fazer a diferença e ajudar o próximo. E que somente por meio de nossas atitudes que podemos mudar o mundo”.
Silmara Ferreira da Silva Miguel, natural de Pranchita PR, nascida em abril de 1989, está em Blumenau há 27 anos. Casada com Abner C. Miguel, têm três filhos, sendo Asafe e Asael, (filhos do coração) e o bebezinho Adriel.
Silmara desde os 12 anos já era voluntária em várias ações na comunidade, entre elas realizava ações sociais como arrecadação de alimentos para atender as famílias com maior vulnerabilidade social.
Trabalha desde os 16 anos, iniciando em uma fábrica de confecção de Black outs, depois ficou um período no seminário. Retornando, passou a ajudar seu pai com entrega de refrigerantes, com caminhão, atendendo as cidades circunvizinhas.
Por ocasião de quando estava cursando a universidade, foi convidada para ser assessora parlamentar, onde atuou por durante 6 anos. Nesta função adquiriu experiência na área pública e política. Depois se tornou mãe e, suas atuais ações estão voltadas para os trabalhos com a igreja junto ao seu esposo que é pastor, onde atendem diversas pessoas e atuam nas mais variadas áreas em prol das pessoas.
Silmara é evangélica de berço e na igreja, sempre esteve envolvida com a música, foi cantora e participou de diversas bandas evangélicas. Foi líder de Jovens e em uma das ocasiões, teve a oportunidade de contribuir com inauguração da sede da AAPPM junto com os jovens que liderava. Atualmente é pastora, palestrante e atua no Ministério Feminino, sendo responsável por um programa evangélico apresentado através de vídeos ao vivo, conhecido como “live” realizada mensalmente. Faz parte do grupo de louvor que toca semanalmente na ADBlu.
Formada em Processos Gerenciais e pós graduanda, cursando MBA Gestão de Pessoas e Coach.
Sua Mensagem: “Que possamos parar a corrida desenfreada em busca apenas de coisas, para descobrirmos o inestimável valor que é investir em pessoas”.
Deise Cristina da Silva, tem 44 anos de idade, natural de Blumenau, nasceu e cresceu no bairro Ponta Aguda, conhecido como República Argentina. Deise tem orgulho de fazer parte daquela comunidade. É uma líder comunitária, conhecida por se preocupar com as questões ligadas ao bem estar das pessoas e a valorização da localidade. Estudou na EBM Almirante Tamandaré, e neste ano iniciaria o curso de graduação em Políticas Sociais, que por conta da pandemia que abateu sobre o país e o mundo, não sendo diferente em nossa cidade, precisou adiar este projeto.
Deise é mulher que faz, mesmo na qualidade de dona de casa, trabalhou por muito tempo como auxiliar de serviços gerais. Função de que se orgulha, pois foi com estes recursos financeiros que sustentou seus filhos e teve a oportunidade em conhecer muitas pessoas de vários segmentos e níveis sociais. Ela atuou como sub sindica do condomínio onde mora, por 3 anos, estando a frente no enfrentamento das necessidades dos moradores, assim como procurou contribuir com toda a comunidade da qual faz parte, estando sempre pronta a atender os mais diversos pedidos. Sua missão foi sempre ajudar a comunidade e as pessoas que lhe procuravam. Atualmente Deise se sente na obrigação de cuidar de si e de sua família, pois entende que se deve cumprir com todas as normas da vigilância sanitária, para além de se proteger, contribuir para o combate ao corona-virus. Seu desejo é que as pessoas se cuidem e se ajudem mutuamente, evitando sair de casa e se expor aos perigos do contágio. Ela afirma que está aposta para colaborar de alguma forma, em especial, as pessoas considerada de risco, da sua comunidade, dela possam precisar. Aproveita para agradecer a todos pelo apoio às suas iniciativas. E quer representar as famílias da Ponta Aguda e Região, sua comunidade, na busca de melhores resultados em prol de uma melhor qualidade de vida e mais conquistas para a região.
Sua mensagem: Plante raios de sol e colha dias iluminados... Vamos semear a plantinha do bem e colhermos dias de realizações, amizade, fé e Paz.
Angelita Alves da Silva, nascida em março de 1959, é natural de Gaspar, mora em Blumenau há mais de 40 anos. Tem uma filha chamada Aline Alves da Silva Gesser que é profissional em Odontologia. Para Angelita, Aline é o seu orgulho e a sua inspiração de vida. Inspiração que impulsionou Angelita na sua formação profissional na área da saúde. No entanto era profissional na área de moda, trabalhando como modelista.
Tempos depois despertou o desejo pela psicologia. Formada no Curso Superior de Psicologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Faculdade Metropolitana, hoje já com 8 anos de experiência.
Para melhor atender seus pacientes, Angelita aprimorou seus conhecimentos, realizou também o Curso Pós Graduação em Psicologia Hospitalar e da Saúde e atualmente está em andamento com o Curso Psicologia em Cognitivo Comportamental.
E com intuito de ampliar o atendimento, fez participações especiais em vários eventos e cursos, sendo eles: Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão (São Paulo); Semana Acadêmica do Curso de Psicologia da Uniasselvi – Fameblu; Curso a Distância de Hipnose- promovido pelo CEFAP - Centro de Formação e Apoio; Semana Acadêmica do Curso de Psicologia da Uniasselvi; Curso de Sexualidade Humana promovido pelo CEFAP Centro de Formação e Apoio Profissional da Uniasselvi; Semana Acadêmica do Curso de Psicologia da Uniasselvi – Fameblu e Semana Acadêmica do Curso de Psicologia da Uniasselvi – Fameblu.
Faz atendimento em clínica e através de alguns convênios, também em vídeo conferência, ou vídeo-chamada, de acordo com a vontade/necessidade do cliente. Os atendimentos virtuais, têm como objetivo contribuir com as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde), uma vez que estamos passando pela pandemia do corona-virus.
Sua frase: A cada dia me apaixono mais, por nós mulheres, por ver o quanto evoluímos e somos especiais, podendo contribuir em todos os segmentos da sociedade.
Sua Mensagem: Nunca desista de seus sonhos, mesmo com os obstáculos que aparecem, mais servem para nos capacitar e fortalecer para prosseguirmos em nossos objetivos.
Vanderlir Rafael Packer, natural de Braço do Norte SC, nascida em junho de 1952, professora aposentada, com 38 anos efetivo de magistério. Foi professora de História, Educação Moral e Cívica e Religião. Exerceu a função de diretora na EEB Victor Hering, EEB Elsa Pacheco e Cedup – Hermann Hering.
Professora Vanda, como é conhecida, demonstra sempre quando está em conversa entre amigos, o quanto se realizou na sua profissão, dizendo o quanto é gratificante cada vez que viu nos olhos do aluno que conseguiu aprender os ensinamentos que lhe fora passado. Ela destaca que sempre foi uma felicidade ver que seus alunos aprenderam a lição, e que ela conseguiu passar os seus conhecimentos na áreas das quais lecionou.
Vanda é viúva, e tem dois filhos e uma neta. O Filho Rubens Packer Junior, conhecido como Júnior, casado com Indiara, companheira de trabalho e parceira nos projetos de empreendedorismo. Filha Ana Carolina Packer casada com empresário Robson Matiola, que tem uma filha de nome Luisa. Ambos empreendedores do ramo “comercial”, com várias lojas na cidade.
A família se sente abençoada, pelas conquistas e pela harmonia familiar, trabalhando todos sempre unidos e contribuindo com o desenvolvimento da cidade gerando empregos.
Atualmente Vanda participa voluntariamente com um grupo de amigos em ações sociais, assim como participa na diretoria do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança Centro/ Escola Agrícola e Região.
Sua mensagem: Quando tomamos conhecimento do nosso papel, menos ou mais , só assim então, saberemos fazer as escolhas certas e alcançaremos nossos objetivos e seremos felizes.
Marilene Lourenço, nascida em janeiro de 1957, natural de Rio Negro/PR, tem dois filhos Rodrigo Lourenço Roberti e Anne Marie Lourenço Karsten. Trabalhou como comerciária por 30 anos na empresa Gerdau. Hoje aposentada, se dedica ao voluntariado desde 2010.
Marilene faz parte do quadro de fundadores do Núcleo da Mulher Empresária da ACIB, Integrante da diretoria do CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança Centro Escola Agrícola e Região. Foi presidente da ABAM – Associação Blumenauense de Amparo ao Menor e faz parte da Diretoria como Segunda Tesoureira da Casa São Simeão, entidade que atua atualmente.
Para Marilene é importante ter uma vida profissional bem sucedida, tirar um tempo para cuidar de si e de seus familiares, não deixando de praticar o bem.
A oportunidade de ajudar o próximo é ingressando em ações sociais, participando de entidades que visam atender os menos favorecidos.
Sua mensagem: “Pense no próximo, procure ensinar, dividir o seu conhecimento, assim podemos contribuir com uma melhor qualidade de vida para todos, ajudar as pessoas com maior vulnerabilidade social e apoiar as entidades para que se fortaleçam e tenham mais resultados em prol da comunidade."
Salete Sbardelatti, natural de Otacílio Costa SC, nascida em janeiro de 1961, morando em Blumenau há mais de 50 anos. Recebeu em 2012 o título “Cidadã Blumenauense”, pelos trabalhos realizados há mais de 20 anos em prol da cidade.
Formada em Gestão Pública, trabalhou em vários setores da Prefeitura Municipal de Blumenau, em várias gestões de governo por mais de 15 anos. Sendo que 2 anos foi assessora da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Blumenau, 4 anos como Gerente de Planejamento Comunitário, entre outros. Com estas participações a capacitou para melhor atender a comunidade na área pública e política.
Idealizadora do Correio Comunitário, onde contribuiu para que seus proprietários pudessem agregar profissionais para criar uma linha editorial essencialmente comunitária, que viesse ao encontro da promoção da cidadania, valorização do voluntariado e das entidades e instituições. Tornou-se a mentora de vários projetos entre eles: PIC JAC – Programa de Integração de Jovens e Adolescentes da Comunidade, com vários braços cedidos às entidades das quais fez parte ou esteve à frente. Publicou dois livros: O Meio Ambiente em Sua Vida e o Trânsito Amigo, ambos reconhecidos pelas autoridades civis e militares.
Foi Coordenadora do Projeto Setembro Branco da Paz (2 edições) e do Diga Não a Violência – Promova a Paz iniciado em janeiro deste ano.
Foi presidente de Associação de Moradores, diretora da Câmara da Mulher Empresária da ACIB e da SAB 23 BI (Sociedade Amigos do 23º Batalhão de Infantaria). Também é Nucleada da AMPE Mulher.
Salete recebeu diversas condecorações da Câmara Municipal de Blumenau, pelos serviços comunitários realizados em prol da comunidade Blumenauense, entre elas: Moção Honrosa, Comenda Anita Garibaldi e Comenda Raul Clemente Pereira.
Atualmente é Presidente de Honra da A-CONSEG BLU, entidade da qual foi a mentora, e é Presidente de Honra do Conseg Centro / Escola Agrícola e Região. Também representou os Órgãos Públicos das quais trabalhou, em vários Conselhos Municipais. Salete solicitou afastamento temporário, em todas as entidades e conselhos das quais fez parte até dia 30 de junho deste ano, afim de ingressar em um projeto pessoal/particular/político.
Sensação
Vento
Umidade