Quem passa pelas imediações do Centro Histórico de Blumenau já consegue avistar os trabalhos para a construção da nova ponte na Rua 15 de Novembro, onde uma nova estrutura vem sendo erguida pela Secretaria Municipal de Obras (Semob). Paralela à Ponte Desembargador Pedro Silva, a obra assim que concluída, facilitará o acesso ao centro da cidade, duplicando a capacidade de fluxo atual.
A nova ponte, batizada de Ruy Eduardo Willecke, será o acesso obrigatório para condutores em direção à Avenida Beira-Rio, enquanto que a ponte existente ficará como rota aos motoristas que pretendem seguir para a Rua 15 de Novembro. A estrutura contribuirá para um melhor escoamento do fluxo vindo da Região Sul, que acaba sobrecarregando o trânsito na Avenida Presidente Castelo Branco (Rua das Palmeiras), bem como, os veículos provenientes da Rua Itajaí, que também é afetada com os congestionamentos.
A estimativa da Secretaria Municipal de Obras (Semob) é de concluir a obra dentro do prazo de dez meses. “Estamos avançando com os serviços de terraplanagem nas cabeceiras da ponte, enquanto as estruturas de concreto em breve começarão a serem confeccionadas no canteiro auxiliar da empresa”, afirma o diretor geral da pasta, Michael Maiochi.
A nova ponte consiste em uma estrutura 12,80m de largura, com uma pista destinada a veículos e outra para corredor de ônibus, além de passeio e ciclofaixa, dando continuidade ao padrão já existente na Avenida Beira-Rio. O investimento da Prefeitura de Blumenau é de R$ 3,3 milhões, com recurso viabilizado por meio de uma emenda parlamentar, do então senador da República, Dalírio Beber, vinda do Orçamento Geral da União (OGU).
Sensação
Vento
Umidade