Inove Creative 970 x 90
Luiz Cé B1
AEROPORTO

Assinatura de convênio garante recursos para balizamento e cercamento do Aeroporto Regional

O convênio foi assinado pelo prefeito de Blumenau, dia 17 de junho.

20/06/2020 10h00Atualizado há 4 anos
Por: Redação
Fonte: www.blumenau.sc.gov.br
(Foto: Divulgação/PMB)
(Foto: Divulgação/PMB)

No dia 17 de junho, o prefeito Mário Hildebrandt viajou para Florianópolis onde assinou no Governo do Estado o convênio para o balizamento noturno e o cercamento do Aeroporto Regional de Blumenau, o Quero-Quero. Ao todo o repasse será de R$ 4 milhões.

A liberação dos recursos foi anunciada pelo Governador Carlos Moisés no dia 23 de setembro de 2019, quando esteve em visita a Blumenau. Porém, recentemente a Prefeitura de Blumenau recebeu um documento do Governo do Estado alegando dificuldades financeiras de realizar o repasse este ano, devido à pandemia do novo Coronavírus. Em sua última reunião com o governador, há cerca de um mês, o prefeito sugeriu que a transferência dos recursos fosse estendida para 2021. 

“Essa é uma importante conquista para Blumenau. Com os recursos vamos avançar e dar novos passos que evidenciam nosso empenho na ampliação e melhoria dos padrões regulamentares do Aeroporto, como referência operacional e alternativa para futuros investimentos do setor aéreo da cidade” destaca Hildebrandt.

A partir do repasse, será possível realizar o cercamento do local, garantindo uma demarcação mais efetiva do espaço e evitando a circulação de animais junto a pista. Além disso, o balizamento noturno também poderá ser feito, permitindo que o aeródromo possa operar durante a noite. As duas ações garantem melhores condições de segurança para a operação do aeroporto.

Vôos noturnos

O balizamento é um sistema de iluminação que define a pista e a zona de pouso, possibilitando vôos noturnos. Atualmente, no Aeroporto Quero-Quero, as aeronaves precisam pousar ou decolar antes do pôr do sol.

O problema atinge principalmente, a atuação do Corpo de Bombeiros, responsável por atender emergências. Sem esta restrição, a equipe médica poderá resgatar mais pacientes em estado grave ou pessoas feridas em locais de difícil acesso. Além disso, o transporte de órgãos durante a noite também poderá ser realizado.

Fundado em 1970, o Aeroporto Regional de Blumenau, atualmente opera na classificação AP-0, ou seja, de operação exclusiva de aviação geral, de serviço de táxi aéreo e/ou de aviação comercial na modalidade de operação de fretamento.

Projeto do Centro de Convenções

Além de realizar a assinatura do convênio, o prefeito Mário Hildebrandt fez a entrega do Atestado de Aprovação de Projeto emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar para construção do Centro de Convenções.

O projeto executivo do Centro prevê que a estrutura seja construída no terreno em frente a Parque Vila Germânica, ao lado do Ginásio Galegão e da Secretaria Municipal da Família (Pró-Família). A obra terá investimentos em torno de R$ 28 milhões e será custeada com recursos do Governo do Estado por meio de convênio com o município de Blumenau.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários