Inove Creative 970 x 90
Luiz Cé B1
MEI

O empreendedorismo: riqueza sócioeconômica

Por Mauto Tadeu de Aguiar, Presidente PróMei - SC

15/06/2020 08h54Atualizado há 4 anos
Por: Redação

Em 2020, a quantidade de Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu consideravelmente, ultrapassando o número de 10.157.148 formalizados no site do governo federal (www.portaldoempreendedor.gov.br), desde 2015, essa quantidade já aumentou 150% e não para de crescer. 

O objetivo do programa sempre foi incentivar a formalização dos pequenos negócios e traz uma segurança maior para aqueles profissionais que trabalham por conta própria.

A crise no mercado de trabalho é uma das mais fortes razões para a formalização de pequenos negócios ser considerada, por cada vez mais pessoas, como uma opção viável.

Veja agora outros motivos: 

Desemprego elevado

Com o aumento do número de pessoas desempregadas e a dificuldade de recolocação no mercado, nós percebemos que há um crescimento na busca pelo trabalho por conta própria, que possibilita uma maior flexibilidade e traz alguma forma de renda alternativa e que se torna a principal, na maioria das vezes.

Aquisição de CNPJ
Quando a pessoa faz o registro no MEI, ela é automaticamente registrado também no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Dessa forma, é possível fazer emissão de notas fiscais, abrir conta bancária empresarial e ter acesso a linhas de crédito específicas.

Benefícios previdenciários
Ao fazer o registro, o empreendedor passa a ter direito à cobertura da previdência do INSS, podendo se aposentar por idade, receber salário maternidade, auxílio doença, entre outros benefícios.

Novas oportunidades
Outra vantagem é a possibilidade de conseguir novos negócios participando de licitações públicas, o que proporciona as vendas para o governo.

Como se tornar MEI

Para se tornar um MEI, é necessário primeiro checar se o seu negócio se enquadra em uma das 500 atividades permitidas. Você tem acesso à relação no Portal do Empreendedor

Em seguida, é preciso registrar os documentos. Ao final do cadastro, é emitido o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), que é o certificado de abertura da empresa, comprovante da inscrição no CNPJ e serve também como alvará provisório de funcionamento do negócio.

Entender o universo do empreendedor e suas formas de pensar, agir, é como se fosse um jogo de xadrez. O Empreendedorismo envolve sempre muitas aventuras. Para o MEI - Micro Empreendedor Individual vem crescendo, como uma solução sócio económica. As vantagens oferecidas para o MEI são benéficas em varias situações.

Para tirar mais dúvidas sobre o MEI.

Blumenau possui uma Associação exclusiva que apoia o MEI. A ProMei - Associação de Apoiadores dos Micros Empreendedores Individuais e Micro Empresas de Blumenau e Região.

A ProMei oferece aos seus associados orientações, analistas e consultores estão a disposição do empreendedor para quais quer esclarecimento que possam surgir antes ou depois da formalização.

Seja um associado, estamos localizados a Rua 2 de Setembro, 2588 Bairro Itoupava Norte, whatsApp (47) 9.9923:8824, email: promei.contato@gmail.com e nosso site, www.promeisc.com.br

Mauto Tadeu de Aguiar

Presidente

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários