Salete Sbardelatti, 59 anos, nascida em Otacílio Costa, residente em Blumenau há mais de 55 anos, formada em Gestão Pública conta com vários cursos técnicos ligados à área de secretariado e comunicação.
Na sua trajetória profissional, atuou em vários setores: Foi bancária por seis anos, há 35 anos atua na área da comunicação, com destaque para a Rádio Nereu Ramos, empresa que oportunizou sua aprendizagem na área da informação, atuando na área comercial, coordenação de equipe, realização de eventos e promoções comunitárias, também em produção do programa “Rádio Mulher”, com foco para a valorização da mulher. Foi gerente comercial da Rádio Blumenau e pôde exercer com habilidade a coordenação de equipe de vendas, sem deixar de trabalhar com os projetos sociais/comunitários através de projetos que idealizou oportunizando a participação das famílias com maior vulnerabilidade social, assim como realização de campanhas preventivas e educativas.
Seu foco profissional sempre esteve voltado para ações e para os trabalhos comunitários, pois desde os 18 anos de idade, já atuava na coordenação de grupo de jovens na Paróquia Santo Antônio (Garcia) e foi catequista na Paróquia São Paulo Apóstolo (hoje catedral).
Dali adiante, Salete não parou e, para isto aproveitou todas as oportunidades que lhe foi oferecida para aprimorar seu conhecimento à fim de melhor poder orientar os representantes de entidades e grupos dos quais fez, e ainda faz parte.
Das suas participações comunitária, a Câmara Júnior (hoje JCI Blumenau Garcia), organização que tem como objetivo o desenvolvimento pessoal dos seus integrantes.
Participou da EGOVI – Escola de Governo do Vale do Itajaí, instituição que teve como objetivo preparar as pessoas que queiram exercer atividades de lideranças comunitárias, políticas e empresariais, sendo que atuou por quatro anos, como voluntária na função de Relações Públicas.
Atuou na Câmara da Mulher Empresária da ACIB, e foi diretora de Projetos, sendo que já exerceu nesta entidade a função de relações públicas e vice-coordenadora, procurando dar sua contribuição na divulgação da organização e, principalmente, na valorização da mulher no mercado de trabalho, no associativismo e na comunidade.
Atualmente é presidente de Honra da A-Conseg Blu – Associação dos Conseg de Blumenau e presidente de Honra do CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança Centro/Escola Agrícola e Região e foi presidente da Associação de Moradores da Escola Agrícola, onde realizou juntamente com sua diretoria e equipe, vários projetos. Um deles foi a construção da Base Comunitária de Segurança da Escola Agricola, outra foi a Capela Mortuária da mesma localidade, E para ter uma integração maior comunitariamente, idealizou o Jornal Correio Comunitário onde voluntariamente realizou vários projetos comunitários contribuindo assim com os profissionais da comunicação responsável por aquele veículo de comunicação. E reuniu forças com os empresários e lideranças para impulsionar em conjunto com as autoridades da cidade o atendimento aos pleitos da comunidade. Outros projetos realizados na área de evolução pessoal, foram “O Nosso Bairro é Nota 10” – “Comunidade em Ação” – “O Meio Ambiente em Nossa Vida” (com livro publicado), “Trânsito Amigo” (com livro publicado e prêmio Denatran). Também o Projeto PIC JAC – Programa de Integração e Capacitação Comunitária, de Jovens e Adolescentes e da Comunidade, na qual foi idealizadora e atualmente consultora. Este projeto conta com vários braços e um deles que foi cedido para os Conseg de Blumenau é o PIC JAC – Por Uma Vida Sem Drogas, que representou Santa Catarina na Conferência Internacional de Polícia Comunitária em Brasília.
Para ampliar a representatividade dos Consegs da região de Blumenau nas três esferas de governo, foi vice-presidente da FECONSEG SC – Federação dos Conselhos Comunitários de Santa Catarina, onde representou os CONSEGS de Blumenau.
E suas atribuições sempre foram de integrar os Conselhos Comunitários da Região, em especial de Blumenau com foco na valorização e fortalecimento dos mesmos, oportunizando a ampliação dos trabalhos e participação comunitária na busca de resultados em prol de mais segurança pública.
Salete Sbardelatti idealizou o Jornal Correio Comunitário, em 1995 que se tornou empresa em 1996. O Jornal atualmente comandado por um “Colegiado” é formado por um grupo de lideranças, com participação de todos os integrantes em caráter voluntário. Jornal que completa este em setembro deste ano, 25 anos de bons serviços à comunidade.
Neste ano o jornal lançou um “Portal de Noticias” visando atender os que estão conectados, atendendo Blumenau e toda a região.
Em 2005, Salete ingressou pela primeira vez em funções públicas, como Gerente de Planejamento Comunitário, onde atendia as associações de moradores e entidades da Região 5, compreende os bairros da região da Escola Agrícola, permanecendo lá por quatro anos.
Naquele ano, ingressou como a primeira mulher associada da SAB 23 BI, onde contribuiu com ações e o Projeto “Mão Amiga” .
Já em 2009 foi convidada para participar do quadro funcional da Câmara de Vereadores, na função de Assessora da Mesa Diretora, permanecendo lá por três anos.
Em 2012 disputou o pleito eleitoral, concorrendo a uma vaga na Câmara de Vereadores de Blumenau, não alcançando a votação necessária para assumir a vaga, no entanto serviu como aprendizado e experiência para prosseguir na vida pública, e continuar com os trabalhos comunitários.
Em 2013 foi convidada a gerenciar o “Setor de Articulação Comunitária”, que trabalha na assessoria das lideranças comunitárias que atuam com associações de moradores e Conselhos Comunitários de Segurança, permanecendo lá por três anos e meio.
Em 2013 idealizou o Fórum Municipal de Segurança, através da A-Conseg Blu, que se tornou Lei Municipal, e que hoje é a ferramenta de participação comunitária e de integração e ação entre as instituições de segurança, governos e entidades.
Em 2014 idealizou o Projeto “Setembro Branco – Mês da Paz” , que se tornou Lei Municipal no mesmo ano, e foi a coordenadora da 1ª edição em 2015. Quatro anos depois foi convidada à ser coordenadora da 2ª edição do projeto que foi realizado em 2019, contando com a participação de mais de 40 entidades/instituições e setores diversos da sociedade onde juntos realizaram mais de 50 ações.
Em 2016 idealizou o Grupo “Comunidade em Ação”, que é coordenado pelo “Colegiado do Correio Comunitário” representando suas entidades e instituições, e que tem por objetivo apoiar incentivar e criar projetos, formando parcerias em prol de ações para uma melhor qualidade de vida e mais segurança para todos. Naquele ano, o “ Comunidade em Ação” coordenou o Setembro Branco Mês da Paz, com objetivo de agregar valores, incentivar e apoiar entidades na realização de eventos em prol da PAZ.
Em 2016 ingressou no PRÓ MEI, como uma das fundadoras – Entidade que tem por objetivo apoiar e contribuir na formação e na atuação dos Micro Empreendedores Individuais (MEI).
Em 2016, trabalhou na SEMUDES, na função Gerencia de Gestão Social, para conhecer os trabalhos realizados pelo município em prol da comunidade, adquirindo conhecimento na área.
No mesmo ano, foi candidata à vereadora, com o objetivo de representar a Mulher no Legislativo, e ampliar o apoio e atendimento às entidades. Porém não teve o sucesso desejado, mais oportunizou a ampliação dos seus conhecimentos na área política.
Em 2017 ingressou no quadro funcional da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), na qualidade de Gerente de Apoio Escolar, contribuindo assim com sua experiência e participação comunitária. Nesta função pode realizar vários projetos, representando a SEMED em vários conselhos municipais.
Em 2018 foi convidada a reintegrar no quadro social da SAB 23BI (Sociedade Amigos do 23 Batalhão de Infantaria), na qualidade de Relações Públicas, ampliando assim a sua participação nos mais variados segmentos da sociedade.
Em 2019 tornou-se Associada da AMPE, à fim de ingressar no Núcleo da Mulher Empreendedora, da qual faz parte e contribui com a intenção de apoiar as ações em prol da participação e valorização das mulheres no empreendedorismo.
Salete formou em o grupo de mulheres intitulado “A Força da Mulher”, agregando mulheres de vários segmentos à fim de impulsionar os trabalhos da Mulher, com incentivo em ações sociais/comunitários e também na política, pois entende que o trabalho em parceria faz a diferença e quem ganha é a comunidade.
Salete incentiva a participação da mulher na política e, vem se preparando para melhor representá-las na vida pública, assim como representar as lideranças empresariais e comunitárias, pois com 25 anos de trabalhos na comunidade e junto das lideranças na área de empreendedorismo, consegue compreender o quanto precisa serem impulsionadas as atividades que possam melhor representá-los.
Salete é pré candidata a vereadora em Blumenau e, conta com apoio de todos que conhecem seu trabalho, assim como de todos os parceiros dos projetos sociais/comunitários e de empreendedorismo.
Sensação
Vento
Umidade