A Rede de Vizinhos da Polícia Militar de Santa Catarina é uma realidade em várias ruas e bairros na cidade de Blumenau. A Rede é muito mais do que apenas um canal de comunicação de emergência. Ela também ajuda a resgatar o sentimento de vizinhança, de ajuda mútua, solidariedade. Também é possível, por seu intermédio, buscar melhorias na qualidade de vida.
A Rede de Vizinhos se pauta na filosofia de polícia comunitária, reunindo vizinhos de uma determinada localidade para atuar em cooperação com a PM. Essa aproximação aumenta a vigilância, previne o surgimento de ocorrências e contribui com a manutenção da ordem pública, pois inibe a presença de pessoas com má intenção na rua.
Os moradores que participaram das reuniões de capacitação receberam dicas valiosas de segurança por parte dos policiais coordenadores. A principal delas é reduzir as “oportunidades”. Estudos mostram que em 90% dos casos, a prevenção é o único caminho para coibir delitos.
É preciso estar preparado, saber o que e como fazer e ter atitude para executar alguma ação preventiva. No treinamento, a PM informou que arrombamentos à residência em qualquer hora do dia. Geralmente, marginais fazem campana próximo do imóvel visado. Analisam hábitos dos moradores e nunca agem em número inferior a dois.
Quem participa do grupo oficial da Rede de Vizinhos no WhatsApp está ciente que a ferramenta de comunicação só deve ser utilizada para informações relacionadas à segurança. É proibido o compartilhamento de correntes ou publicações de caráter particular, sob pena de advertência e até mesmo exclusão.
Os costumeiros “Bom dia”, “Boa tarde”, “Boa noite”, “Obrigado”, entre outros também são proibidos. Postagens importantes podem passar batidas em meio a inúmeras mensagens fora do foco do grupo.
Num eventual extravio do aparelho de celular, a pessoa deve imediatamente relatar o caso ao administrador e solicitar sua exclusão do grupo.
Da lista de orientações da PM para se obter mais segurança, está a necessidade de observar características que possam ajudar na identificação de pessoas suspeitas, como vestes e tatuagens. Modelo, cor e placa de veículos, motos ou outros meios de transporte, também auxiliam.
Para criar uma Rede de Vizinho na comunidade é necessário entrar em contato com o 10º Batalhão de Polícia Militar, e obter os contatos dos policiais responsáveis por cada uma das áreas da cidade.
Telefone: (47) 3378-9000
Sensação
Vento
Umidade