Luiz Cé B1
Inove Creative 970 x 90
MULHER

Procuradoria da Mulher realiza ação de conscientização pelos quatro anos de atuação

A ação foi realizada em frente ao Teatro Carlos Gomes, na Rua XV de Novembro

19/08/2025 16h22Atualizado há 6 meses
Por: Redação
Fonte: www.camarablu.sc.gov.br
(Foto: Giovanni Silva | CMB)
(Foto: Giovanni Silva | CMB)

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Blumenau promoveu uma ação de orientação e conscientização em frente ao Teatro Carlos Gomes, na Rua XV de Novembro, para marcar os quatro anos de atuação do órgão. Entre 10h30 e 13h30, servidores da Câmara e voluntários distribuíram panfletos e prestaram informações à população sobre os serviços oferecidos pela Procuradoria, que acolhe, orienta e encaminha mulheres em situação de violência à rede de proteção.

 

A iniciativa integrou a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Ao longo do mês, a Procuradoria tem realizado ações educativas para ampliar o conhecimento da comunidade sobre os canais de denúncia, direitos das mulheres e formas de romper o ciclo de violência.

 

A procuradora da Mulher, vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), ressaltou o papel da Câmara na articulação com a rede de proteção. “Hoje completamos quatro anos de muito acolhimento e dedicação. Infelizmente, toda semana encontramos vítimas de violência doméstica, e o nosso papel é ouvir, orientar e fortalecer esse caminho junto à rede de apoio”, afirmou.

 

Ela também destacou o caráter acolhedor e sigiloso do atendimento. “A Câmara é um lugar neutro, que garante privacidade para a mulher buscar ajuda. Mais de 700 mulheres já foram atendidas nesses quatro anos, e o nosso compromisso é ampliar cada vez mais esse trabalho”, acrescentou.

 

Já a procuradora-adjunta da Mulher, vereadora Silmara Miguel (PSD), destacou a importância do trabalho desenvolvido ao longo dos quatro anos e o alcance da ação realizada no centro da cidade. “Nós estamos muito felizes, porque são quatro anos de trabalho intenso na Procuradoria da Mulher. Testemunhamos muitas mulheres quebrando o ciclo da violência doméstica. E viemos às ruas justamente para dizer às mulheres de Blumenau: você não está sozinha”, disse.

 

Sobre a Procuradoria

 

Instaurada em 18 de agosto de 2021, a Procuradoria Especial da Mulher tem como missão zelar pelos direitos das mulheres, promover a igualdade de gênero e fortalecer o acesso à rede de apoio. Atualmente, o órgão é conduzido pela vereadora Cristiane Loureiro (Procuradora) e pela vereadora Silmara Silva Miguel (Procuradora-Adjunta).

 

O atendimento é gratuito e ocorre em sala própria, anexa à Câmara de Vereadores, no mesmo prédio do Sine (Rua XV de Novembro, 55 – Centro), garantindo segurança e privacidade às mulheres que buscam ajuda. O espaço físico homenageia Bernardete Libardo, vítima de feminicídio em 2019.

 

Canais de atendimento

 

 

Presencial: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Instagram: @procuradoriadamulherblumenau

E-mail: procuradoriadamulher@camarablu.sc.gov.br

WhatsApp (24h): (47) 3231-1556

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários