Blumenau foi a cidade selecionada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária para sediar a abertura nacional do Maio Amarelo em 2020, que aconteceria no dia 27 de abril, mas com o atual problema que assola o país, e não diferente em nossa cidade, onde a Pandemia do Corona Virus se instalou, e as autoridades estão cumprindo com as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde). O evento foi transferido para o mês de setembro. E será a primeira vez que o sul do país sediará o lançamento nacional do movimento e o ano em que Blumenau se torna integrante do programa Município Laço Amarelo. Para organizar o lançamento e o calendário do movimento na cidade, a comissão municipal do Maio Amarelo se reuniu no dia 27 de fevereiro, para a primeira reunião sobre o movimento.
Na ocasião o coordenador da Escola Pública de Trânsito (EPT), Marco Rebello, apresentou as ações desenvolvidas em 2019, com os resultados de alcance e abriu a discussão de ideias para este ano. Ao todo, no ano passado o município foi contemplado com 104 ações do movimento que atingiu, somente com a EPT, mais de 12 mil pessoas.
A reunião aconteceu no Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina (SindsegSC) e contou com a presença de 22 entidades entre secretarias municipais, órgãos de segurança e defesa, conselhos comunitários de segurança e sindicatos. Além disso, Legislativo, Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros, Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança, Secretaria Municipal de Educação, ABC Ciclovias, Hachi - Ong de Proteção Animal, Mais Bicicletas, Serviço Nacional do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e Departamento de Trânsito de Blumenau e Joinville.
Como a Comissão Nacional do Maio Amarelo transferiu para setembro a programação do Movimento do Maio Amarelo, nos resta aguardar para ver como poderá ser organizado o calendário das ações.
Enquanto isso, é importante que o Maio Amarelo, seja lembrado por todos e que pelo menos a campanha possa ser realizada pelos meios de comunicação e redes sociais.
E para isto cada uma das entidades integradas a este movimento, poderá fazer a sua parte.
O Correio Comunitário está fazendo a sua, publicando esta matéria e estará divulgando os flyers e vídeos que provavelmente serão disponibilizados.
O Maio Amarelo é um movimento de classes e entidades representativas aderida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb). Inspirado em movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a intenção é despertar nas pessoas a importância do comportamento consciente no trânsito, destacando a importância de todos os cidadãos para um trânsito mais seguro. O laço na cor amarela simboliza o movimento internacional e tem como proposta alertar sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito lembrando cada cidadão de adotar comportamentos mais seguros e responsáveis.
Sensação
Vento
Umidade