Treviso Pizzaria_970x90
SUSTENTABILIDADE

Conheça as ações da Pró-Família para promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Metas traçadas pela ONU promovem a igualdade, a qualidade de vida e a preservação ao meio ambiente

05/05/2023 08h59
Por: Redação
Fonte: www.blumenau.sc.gov.br
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Secretaria da Família de Blumenau é uma signatária do Movimento pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, também chamados de ODS. Em 2023, recebeu o Selo ODS com nota máxima, pelo cumprimento de todos os requisitos de um órgão empenhado em alcançar os 17 objetivos estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar o planeta.

“Trabalhamos para transformar a vida das pessoas, por meio de uma gestão responsável e eficiente e a Pró-Família é uma das secretarias que nos permite fazer isso de forma direta, atuando de perto com cada aluno, seja idoso, criança ou adolescente. Desenvolver esse trabalho tendo os ODS como norteadores, nos dá a certeza de estarmos no caminho certo”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Entre as atividades da Pró-Família que contribuem para a concretização desses objetivos estão as oficinas artísticas, culturais e informativas para idosos, crianças e adolescentes. Elas estão diretamente associadas aos objetivos de Saúde e Bem-Estar e de Educação de Qualidade. “Na promoção da Saúde e Bem-Estar, uma das metas é reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, como doenças cardíacas, por exemplo. Além de promover a saúde mental e o bem-estar. As nossas oficinas proporcionam isso, tanto para os idosos, como para os jovens”, explica a representante da Pró-Família no Movimento ODS, Maria Aparecida Peixoto Martins de Oliveira. “Na Educação de Qualidade, nossas atividades de contraturno contribuem para que tanto crianças, quanto adultos, desenvolvam habilidades relevantes, incluindo competências técnicas e profissionais, que é outra meta elencada”, completa.

O programa Adolescente Aprendiz é outra ação que está interligada aos ODS, e atende aos objetivos de educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, bem como de redução das desigualdades. “Ao qualificar o jovem para o mercado de trabalho, promovemos a inclusão social, fomentando o trabalho decente e o empreendedorismo. Resultados que estão previstos nas metas de vários dos objetivos da Onu”, exemplifica o secretário da Família, Julio César Pereira.

Objetivos como igualdade de gênero e consumo e produção responsáveis estão contemplados pelas atividades de apoio aos Clubes de Mães. Por meio da inclusão das artesãs em feiras e eventos municipais, a Pró-Família possibilita a geração de renda para essas mulheres e às famílias delas. Com as capacitações mensais realizadas gratuitamente pelo projeto Mulheres Inspiram Mulheres, da Casa da Amizade, a Secretaria atua no empoderamento dessas mães. E com as parcerias realizadas junto a diversos setores da comunidade, para arrecadação de materiais que possam ser reciclados e reutilizados nos artesanatos, a Pró-Família contribui para a redução de resíduos e o fomento de uma economia solidária e sustentável.

As parcerias público-privadas também fazem parte da essência da Pró-Família. “A realização de eventos como a Feira da Amizade e o Casamento Coletivo só é possível com a participação da sociedade civil e do setor privado. São eventos cujo foco principal é promover a solidariedade, o fortalecimento da família e a inclusão social, valores fundamentais para a promoção da paz e da prosperidade, que norteiam os ODS”, destaca o secretário.

Sobre os ODS

Os ODS, como são chamados, foram elaborados pela ONU para servir como norteadores do planejamento estratégico de administrações públicas em todo o mundo, com o intuito de promover a melhoria da qualidade de vida da população, o crescimento econômico, a sustentabilidade e a boa governança. Entre os principais tópicos estão: a erradicação da pobreza e da fome, educação de qualidade, entre outros temas. No total, são 17 objetivos principais e 169 metas que devem ser alcançadas até 2030:

1 - Erradicação da pobreza;
2 - Fome zero e agricultura sustentável;
3 – Saúde e bem-estar;
4 – Educação de qualidade;
5 – Igualdade de gênero;
6 – Água potável e saneamento;
7 – Energia limpa e acessível;
8 – Trabalho decente e crescimento econômico;
9 – Indústria, inovação e infraestrutura;
10 – Redução das desigualdades;
11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
12 – Consumo e produção responsáveis;
13 – Ação contra a mudança global do clima;
14 – Vida na água;
15 – Vida terrestre;
16 – Paz, justiça e instituições eficazes;
17 – Parcerias e meios de implementação.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários