A Comissão de Transportes da Câmara de Vereadores se reuniu, na tarde desta quinta-feira (23), com representantes da União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam), que representa em torno de 100 associações de moradores. Estavam presentes o vice-presidente da comissão, vereador Carlos Wagner - Alemão (União Brasil) e a relatora vereadora Silmara Silva Miguel (PSD), além do presidente da entidade, Cleber José dos Santos, e membros da Comissão de Transportes da entidade, Marcos Aurélio Saldanha, Rosemar Santos de Freitas e Yuri Muzeka. O objetivo era tratar sobre as demandas do transporte coletivo de Blumenau.
A Uniblam trouxe um relatório com as demandas já apresentadas pela entidade em reunião realizada no último dia 8 de fevereiro deste ano. Naquela ocasião estavam presentes várias associações de moradores, diversos vereadores, representantes do Executivo municipal e da Uniblam. As demandas foram trazidas para a entidade por 14 associações que apresentaram ofícios, solicitando à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes novos horários de ônibus, retorno de linhas e prolongamentos em algumas linhas. O objetivo da presente reunião foi pedir apoio do Legislativo municipal para atender essas reivindicações e buscar a melhoria do transporte.
Entre as reivindicações expostas no relatório estão a falta de vários horários de ônibus durante o dia em muitas linhas, falta de linhas para algumas comunidades que foram retiradas e não retornaram, a limpeza de ônibus em algumas linhas, atraso em horários de pico, ônibus lotados nos horários de pico, falta de ônibus nos finais de semana após as 19h, muitas reclamações nos horários de entrada e saída de aula em várias linhas, entre outras demandas. Outro ponto relatado durante a reunião foi a questão da necessidade de abertura de mais Ambulatórios Gerais nos finais de semana, pois assim a comunidade de determinado bairro não precisaria se deslocar para a outra região onde o AG funciona ao invés de sobrecarregar o hospital.
“São linhas que atendiam desde a comunidade lá nos bairros como linhas troncais que atendiam os estudantes. A leva de estudantes foram obrigados a utilizar as linhas em conjunto e acarretou numa superlotação nos horários de pico, que já era um problema antes e piorando ainda mais a qualidade do transporte. Além disso, muitas linhas, horários e itinerários foram retirados, linhas foram aglutinadas quando começou a pandemia e muitas não retornaram ainda. Antes o morador levava 10 minutos para chegar ao terminal, hoje leva em torno de 45 minutos”, apontou Marcos Aurélio Saldanha, que integra a Comissão de Transportes da Uniblam, informando que este mesmo relatório será entregue à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. Ele também ressaltou a importância dessa união de esforços entre a Câmara de Vereadores e a Uniblam para buscar que as demandas sejam atendidas e se lute pela melhoria na qualidade do transporte coletivo na cidade.
O vereador Carlos Wagner - Alemão lembrou do contrato com a empresa Blumob. Apontou que é um contrato bilionário com vigência de 20 anos, dois quais ainda faltam 16. “Foi um contrato feito em outra realidade, nos moldes daquela época. Hoje a cidade se modificou. Não poderia ter feito um contrato tão longo. Nós precisamos conversar com todos os entes envolvidos para rever este contrato. O sistema vigente de transporte coletivo não atende a atual necessidade da cidade. O transporte coletivo precisa se tornar de qualidade para atrair a população. Nós precisamos estudar um novo modelo que sirva para a realidade atual da sociedade pós pandemia”, apontou, lembrando também dos apontamentos e indiciamentos feitos pelo relatório do presidente da CPI do Transporte Público da Câmara em que ele era presidente. Durante a reunião ele deu exemplo de que houve várias cláusulas do contrato que foram descumpridas já citadas por ele na CPI. Também lembrou que o processo se encontra no Ministério Público. O vereador Alemão ainda comentou da força de reivindicação e mobilização que a entidade tem na cidade.
Entre as sugestões apontadas pelos representantes da Uniblam durante a reunião para buscar melhorias no transporte coletivo seria a contratação de uma consultoria logística que faça um estudo e identifique as demandas da cidade de modo que a Blumob cumpra o contrato da maneira mais sustentável possível, inclusive com a utilização de ônibus menores. Fizeram críticas aos estudos e fiscalizações feitas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes para avaliar alterações de transporte coletivo e o impacto na sociedade.
Por fim, a vereadora Silmara Silva Miguel disse que esteve recentemente em conversa com o Diretor de Transportes, Lairto Leite, para fazer questionamentos, tirar dúvidas e apresentar demandas da comunidade na área do transporte coletivo. Apontou que ficou definida uma nova conversa com o diretor na próxima semana. Sendo assim, como encaminhamento desta reunião ficou a definição de os membros da Uniblam estarem presentes também neste encontro com o representante do Seterb na data a ser agendada.
Sensação
Vento
Umidade